Jornal dos Desportos

Director: Matias Adriano
Director Adjunto: Policarpo da Rosa
Modalidades

Angola quer retardar castigo à guarda-redes Neide Barbosa

Silva Cacuti - 25 de Maio, 2016

Guarda-redes do Progresso agrediu árbitro no jogo de atribuição para terceiro lugar da Taça da Taças Africanas

Fotografia: José Cola

A Federação Angolana de Andebol (Faand) recorreu da decisão da Confederação Africana de Andebol (CAHB), que suspendeu a guarda-redes do Progresso do Sambizanga, Neide Barbosa, de todas as competições por um ano e aplicou uma multa adicional de 3,3 mil euros por agressão a um árbitro, no jogo disputado a 13 do corrente, em Laâyoune, diante do FAP dos Camarões para a atribuição do terceiro lugar da Taça das Taças Africanas.

O recurso da Federação Angolana, segundo Pedro Godinho que é o  presidente da instituição, "não visa a despenalização da atleta, mas o retardamento do efeito dado o  desempenho, a atleta pode ser opção do seleccionador nacional Felipe Cruz na campanha angolana nos Jogos Olímpicos do Rio de Janeiro".

"Pensamos e aliás conhecemos a gravidade dos factos, é um pouco difícil despenalizar, mas fizemos esta solicitação no interesse de eventual desempenho da selecção nacional, a única africana na competição, para que a penalização tenha efeitos depois dos Jogos Olímpicos", disse.

A solicitação da Federação Angolana, segundo o responsável, pode ser analisada numa reunião do Conselho da CAHB marcada para 14 de Junho.
Enquanto aguarda pelo recurso, explicou, "a jogadora pode actuar só depois da resposta da CAHB, a Federação Angolana dá instrutivo para a efectivação das sanções".

Em caso de resposta favorável, o Progresso do Sambizanga conta com os préstimos da guarda-redes Neide Barbosa no Campeonato Nacional sénior feminino que se disputa, em Luanda, de 14 a 26 do mês de Junho.

A jogadora é uma das mais influentes do plantel comandado pelo português Victor Tchikoulaev. Por conta do recurso da Federação Angolana, a jogadora não foi impedida de actuar na segunda-feira na derrota do Progresso do Sambizanga, por 18-22, com o Petro de Luanda em partida da meia final do campeonato provincial sénior feminino de Luanda.

PROVINCIAL DE LUANDA
DEFINE HOJE CAMPEÕES


Começa hoje às 17h00 no pavilhão principal da Cidadela Desportiva, a disputa do play -off da final dos campeonatos provinciais de andebol de Luanda. As finais jogam-se no sistema a melhor de três jogos. As equipas masculinas do 1º de Agosto e do Interclube abrem o certame e, a partir das 19h00, entram em cena as equipas femininas do Petro de Luanda e do 1º de Agosto.