Jornal dos Desportos

Director: Matias Adriano
Director Adjunto: Policarpo da Rosa
Modalidades

Angola vence Arglia e pode melhorar a sua classificao

23 de Julho, 2013

Angola vence Arglia

Fotografia: Jornal dos Desportos

Ao vencer ontem no pavilhão Olímpico de Sarajevo, na Bósnia Herzegovina, a Argélia por 24-23, a Selecção Nacional de andebol júnior masculina só precisa de ganhar hoje ao Congo, vitorioso sobre o Chile (32-30), para chegar ao 21º lugar do “mundial”.

Como é hábito, Adelino Pestana foi o melhor marcador angolano com seis golos, seguido de Romé Hebo (5), Manuel Nascimento (5) e Henriques Cassange (4), ao passo que Mohamed Amine Hanitet (6) destacou-se pelo argelino.

Ao intervalo, os angolanos venciam já por 12-8, mas tiveram uma ponta final sofrível, sobretudo após a expulsão do guarda-redes Edmilson, tendo permitido, depois de uma vantagem de seis golos, a aproximação dos adversários por margem mínima (24-23). O que parecia fácil quase se complicou, muito por culpa da falta de concentração dos jogadores. A 35 segundos do fim, os pupilos de Filipe Cruz por pouco deitavam por terra o objectivo principal, mas a pronta intervenção do guarda-redes Panzo, em dois momentos cruciais, evitou que tal acontecesse.

Só assim, a equipa conseguiu garantir a primeira vitória no campeonato do Mundo e agora pode sonhar em melhorar a posição da prova anterior, onde obteve a penúltima colocação. Uma vitória de Angola sobre os congoleses na terça-feira coloca a equipa no 21º lugar.

Na primeira fase, angolanos e argelinos averbaram cinco derrotas cada. Enquanto os jogadores orientados por Filipe Cruz lutam para subir dois degraus, os magrebinos tentam evitar a cauda da competição no frente a frente com os chilenos, nas classificativas do 23º e 24º lugares.