Jornal dos Desportos

Director: Matias Adriano
Director Adjunto: Policarpo da Rosa
Modalidades

Angolanos garantem estgio em Lom

lvaro Alexandre - 11 de Maio, 2014

Laurent Kuete (ao meio) foi o prelector do curso realizado em Luanda e escolheu as duplas que deixaram feliz a direco da Federao Angolana de Andebol liderada por Pedro Godinho

Fotografia: M.Machangongo

As duas duplas de árbitros de categoria nacional, Escurinho António e Tomás Chitangui, e Pedro Pinto e Hélvio Gomes, foram seleccionados para frequentar, de 10 a 17 de Agosto, em Lomé, Togo, uma acção formativa e qualificativa a juízes da Confederação Africana de Andebol (CAHB). 

O passe de acesso foi assegurado ontem, no Hotel Tivoli, no final do curso preparatório e selectivo para o próximo estágio da CAHB, frequentado por 14 árbitros nacionais, dos quais dois do sexo feminino. O presidente da Comissão de Árbitros da Confederação  Africana de Andebol, Laurent Kuete, foi o prelector.

O árbitro de categoria nacional, Escurinho António, representante de Luanda, um dos seleccionados, disse ao Jornal dos Desportos que "o encontro foi muito proveitoso".
"Conseguimos corrigir alguns aspectos que fazíamos e o curso permitiu o aperfeiçoamento das técnicas, tais como posicionamento no campo, gestos manuais e analisámos algumas técnicas que aplicávamos de forma empírica", disse.

A escolha para a fase final do curso deixou-o encantado e com responsabilidade acrescida. Benvinda Chimino, uma das integrantes da dupla feminina na acção formativa, referiu: "Esta é a minha primeira experiência de dimensão internacional e aprendi a ter mais atitude em campo". A árbitra prometeu dedicar-se com mais empenho e vai procurar dominar as línguas inglesa e francesa, principal exigência aos candidatos para atingir a meta no continente.

O vice-presidente do Conselho Nacional de Árbitros da Federação Angolana de Andebol (FAAND), Esmeraldo Chipeio, disse que "o curso foi louvável e uma oportunidade que agora vai imperar na arbitragem angolana".

Regras de jogo, preparação e personalidade do árbitro foram os temas principais que dominaram a acção formativa e qualificativa a Juízes da Confederação Africana de Andebol, realizada em Luanda.