Jornal dos Desportos

Director: Matias Adriano
Director Adjunto: Policarpo da Rosa
Modalidades

Banca comea na bancada

Silva Cacuti - 12 de Março, 2020

Fotografia: Jornal dos Desportos

A curiosidade em torno do regresso, plantel, ambições e nível competitivo da equipa sénior masculina de andebol do Desportivo da Banca só poderão ser descortinadas na segunda jornada do campeonato provincial de andebol de Luanda, uma vez que o sorteio da ronda inaugural, aprazada para amanhã, ditou folga para a mais nova equipa da competição.
A equipa regressa 12 anos depois de se ter retirado no escalão de seniores. Agora, é comandada pelo antigo seleccionador nacional Alexandre Machado e é basicamente integrada por atletas juniores.
O destaque da primeira jornada do campeonato recai para o confronto entre o Petro de Luanda e o Interclube. Os polícias, campeões em título, vão, às 18h00, ao campo do Catetão para tentar começar da melhor forma a defesa do título.
André da Costa, técnico petrolífero, precisa também mostrar que tem equipa para criar dificuldades aos adversários e joga para tentar surpreender, apesar de conhecer as performances dos polícias que conquistaram quase todas as provas nacionais na época passada.
Noutro jogo agendado para o dia de amanhã, no campo do Gama, o 1º de Agosto defronta a Marinha de Guerra. Frente à frente estão a equipa medalhada com prata, 1º de Agosto, e com bronze do último campeonato, condimentos que fazem antever uma grande partida.
O campeonato masculino inscreve cinco equipas e tem a final marcada para 29 de Maio.

SENHORAS JOGAM
A PARTIR DE HOJE

O jogo entre as equipas do 1º de Agosto B e da Marinha de Guerra, hoje, às 17h00, no pavilhão Paulo Bunze, é o primeiro da edição deste ano do campeonato provincial sénior feminino, realizado pela Associação Provincial de Andebol de Luanda (APAL). Comparado com a edição anterior, não há alterações a realçar. A prova arranca com o mesmo número de equipas.
Noutros jogos, às 18h00, no campo do RI-20, o Desportivo Maculusso defronta o Progresso do Sambizanga, enquanto na segunda partida a ser disputada no pavilhão Paulo Bunze, o 1º de Agosto, campeão em título, joga diante do ASA.
O Petro de Luanda, vice-campeão, folga na ronda inaugural por força do calendário.
Tanto o campeonato masculino como o feminino disputam-se em duas fases. Na primeira, as equipas jogam no sistema todos contra todos a duas \"mãos\" e as quatro primeiras classificadas apuram-se para a disputa das meias-finais.