Jornal dos Desportos

Director: Matias Adriano
Director Adjunto: Policarpo da Rosa
Modalidades

Banca reentra no provincial de seniores

Silva Cacuti - 09 de Março, 2020

Equipa snior masculina de bancrios volta quadra uma dcada depois do ltimo jogo

Fotografia: Jornal dos Desportos

Cerca de 12 anos depois de ter retirado a equipa sénior masculina das competições, a presença do Grupo Desportivo da Banca é a grande novidade no quadro das agremiações inscritas para a disputa do campeonato provincial de andebol de Luanda que começa a 13 do corrente.
O Jornal dos Desportos apurou que a equipa vai ser orientada pelo antigo seleccionador nacional, Alexandre Machado, e vai ser corporizada maioritariamente por atletas juniores.
\"Vamos ter alguns seniores, mas da nossa formação, que estiveram a jogar por empréstimo no Petro de Luanda e na Marinha de Guerra\", assegurou a nossa fonte.
O projecto visa dar continuidade à carreira de jovens atletas formados no clube, segundo a mesma fonte. O Desportivo da Banca obteve o terceiro lugar do campeonato nacional de juniores disputado na cidade de Moçâmedes, no princípio do ano.
Além do Desportivo da Banca, está também por confirmar a presença de uma equipa \"B\" afecta ao Interclube na competição. As duas novas equipas juntam-se ao Interclube, 1º de Agosto, Marinha de Guerra e Petro de Luanda, que disputaram o campeonato do ano passado.
No sector feminino estão inscritas os clubes 1º de Agosto, ASA, Petro de Luanda, 1º de Agosto-B, Marinha de Guerra, Progresso Sambizanga e Desportivo Maculusso. A competição feminina tem o arranque previsto para o dia 12 do corrente.
O 1º de Agosto detém o título provincial na classe feminina, enquanto o Interclube conquistou a prova em masculino.
Simão Filho, presidente de direcção da Associação Provincial de Andebol de Luanda (APAL), confirmou a presença das duas novas agremiações e garantiu que as equipas que jogaram  campeonatos provinciais de seniores no ano passado mantêm-se em prova.
O responsável disse também que a APAL recebeu o aval da Federação para que os campeoanto provincial masculino arranque, mesmo sem a abertura oficial da época, uma vez que a Supertaça Francisco de Almeida foi remarcada para 4 de Abril.