Jornal dos Desportos

Director: Matias Adriano
Director Adjunto: Policarpo da Rosa
Modalidades

Benguela e Hula acolhem campeonatos de formao

Silva Cacuti - 24 de Novembro, 2018

As cidades de Benguela e do Lubango foram indicadas pela Federação Angolana de Andebol, para serem palcos dos XXIX campeonatos nacionais em juvenis e juniores, agendados para o mês de Janeiro de 2019, de acordo com um comunicado da Federação.
Benguela sucede o Huambo no acolhimento às provas de juvenis, nas classes masculina e feminina, de 6 a 16. Lubango vai receber as provas de Juniores que no ano passado foram disputadas na cidade do Cuíto, de 19 a 30 de Janeiro.
Estas são as primeiras provas que os participantes passam pelo crivo dos torneios zonais. Os referidos torneios surgem na sequência de uma decisão aprovada em Assembleia-geral de Maio/2017,  tem como objectivo dar o maior número de jogos a todas as equipas que não são de Luanda, paraque possam competir em pé de igualdade com às da capital, para acabar com o desnivelamento nos resultados que se  registam.
Na altura, a ideia da realização dos torneios zonais foi aplaudida, por se constatar que existem atletas que chegam às equipas seniores com grandes debilidades, fruto da má preparação e de competitividade na base.
Algumas zonas já têm seus representantes apurados. A zona 5, compreende as províncias de Benguela e Cuanza - Sul faz disputam o seu torneio de 4 a 6 de Dezembro. As equipas da zona 6, correspondem ao Huambo, Bié e Cuando Cubango, jogam as vagas no torneio de 1 a 3 de Dezembro. A Zona 1, que corresponde às províncias de Luanda e Bengo, disputam o torneio de 1 a 6 de Dezembro.