Jornal dos Desportos

Director: Matias Adriano
Director Adjunto: Policarpo da Rosa
Modalidades

Benguela vem tentar o pdio

Silva Cacuti - 14 de Julho, 2018

Fotografia: Kindala Manuel | Edies Novembro

Melhorar as classificações anteriores e tentar chegar ao pódio do 40º campeonato nacional sénior feminino é um dos objectivos traçados pela Associação Provincial de Andebol de Benguela (APAB) para a prova a decorrer de  25 do corrente a quatro de Agosto em Luanda. A ambição benguelense foi manifestada por Rui Ferreira, presidente de direcção da APAB, a propósito do torneio preparatório encerrado ontem naquela cidade.
Além da campeão provincial, o Crisgunza, o torneio juntou a Casa do Pessoal do Porto do Lobito e Electro do Lobito a uma selecção júnior feminina. À excepção da selecção júnior feminina, as demais equipas estão inscritas no campeonato provincial. A classificação não era o objectivo.
\"O nosso objectivo foi dar jogo às equipas para aprimorar os argumentos tácticos e corrigir os erros. Os treinadores aproveitaram para rodar os plantéis para que tenham o nível desejado. Estamos satisfeitos\", concluiu.
As equipas já cumpriram com o pagamento da taxa de participação e \"vão a Luanda para melhorar as suas classificações\".
\"Estamos a esforçar-nos para que consigamos ter alguém no pódio\", disse Rui Ferreira.
Em Luanda, a organização da prova agendou a reunião técnica para a próxima quarta-feira. A Federação Angolana de Andebol prometeu efectuar a calendarização dos jogos, apenas com as equipas com as taxas de participação pagas.
Uma fonte próxima assegurou que todas as equipas inscritas cumpriram com o pagamento das taxas. O campeonato feminino tem 10 equipas que vão jogar em duas séries. A série A tem a cabeça de série o campeão nacional, 1º de Agosto, e incorpora o ASA, Electro do Lobito, Casa do Pessoal do Porto do Lobito e Escolinha do São João do Huambo.
Na série B, encabeçada pelo vice-campeão Petro de Luanda, estão inseridas as equipas da Marinha de Guerra, Crisgunza, Epal e Progresso Sambizanga.
As séries jogam \"todos contra todos\" a uma mão e as quatro primeiras equipas vão disputar os quartos-de-final em sistema cruzado.
Com apenas sete contendores, o campeonato masculino vai ser disputado em \"poule\" única. A primeira fase compreende um \"todos contra todos\" a uma mão e apura para a meia-final as quatro primeiras classificadas. O 1º de Agosto, nas duas classes, detém os títulos nacionais.