Jornal dos Desportos

Director: Matias Adriano
Director Adjunto: Policarpo da Rosa
Modalidades

Cadetes cumprem dia de teste

Silva Cacuti - 21 de Junho, 2014

Pupilas de Quinteiro Teresa defrontam esta manhã a formação da Marinha de Guerra na projecção ao Campeonato do Mundo

Fotografia: Santos Pedro

A Selecção Nacional de andebol em cadetes femininos que projecta a participação no Campeonato do Mundo da Macedónia e nos Jogos Olímpicos de Nanjing, China, efectua hoje o terceiro jogo amistoso no quadro da sua preparação. No jogo, que se disputa a partir das 8h30 no Pavilhão Principal da Cidadela, as comandadas de Quinteiro Teresa, seleccionador nacional, vão defrontar a equipa sénior feminina da Marinha de Guerra.

Os jogos nesta fase, segundo Luís Chaves, adjunto do seleccionador nacional, permitem avaliar algumas deficiências das atletas nos processos que têm sido os principais motivos do trabalho das atletas durante as sessões de treino.

Este vai ser o terceiro jogo das atletas depois de terem defrontado e vencido o ASA, por 27-20, e o Progresso do Sambizanga, por 20-18.
Ontem a Selecção Nacional trabalhou sobre situações especiais em que o ataque em vantagem  numérica consumiu a maior parte da sessão de treinos.
A dupla técnica Quinteiro Teresa-Luís Chaves trabalhou também aspectos defensivos relacionados com a defesa em inferioridade e em superioridade numérica.

Na quinta-feira a equipa recebeu a visita de Pedro Godinho, presidente da federação, que deu novo alento às jovens atletas.
O Campeonato do Mundo vai contar com a presença de 24 equipas nacionais. Angola joga o torneio na condição de campeã africana e está inserida no grupo D, com sede na cidade de Ohrid e integra as selecções nacionais de Portugal, França, China, Montenegro e Croácia.

Com sede em Skopje, o grupo A integra as selecções da Suécia, Coreia do Sul, Kazaquistão, Brasil, Tunísia e Holanda. O grupo B tem sede em Ohrid e nele vão jogar as equipas da Rússia, Noruega, Japão, Hungria, Paraguai e República do Congo.

 A Dinamarca, campeã mundial, vai jogar inserida no grupo C da anfitriã, em Strunica, juntamente com a Roménia, Uzbequistão, Alemanha e Argentina. O torneio de andebol dos Jogos da Juventude tem dois grupos. No grupo A estão as equipas de Angola, Rússia e Coreia do Sul. O grupo B integra as equipas nacionais da Suécia, Brasil e China.

 A Dinamarca é a vencedora da última edição dos Jogos Olímpicos da Juventude, disputada em Singapura.

MORTE
Árbitro Pedro Silva
enluta o andebol


O andebol angolano está de luto pelo passamento físico do árbitro internacional Pedro Fernandes Simões da Silva "Xandocas", por acidente de viação ocorrido na quinta-feira.

Xandocas, ex-praticante e treinador campeão nacional de juvenis e juniores pelo Sporting do Lobito, entrou para o quadro da arbitragem angolana em 1995. Em 2003 ascendeu à categoria de árbitro internacional. marcou presença em diversos eventos desportivos continentais, como a Taça das Taças, Taça dos Campeões e Jogos da CPLP.

O malogrado exercia as funções de vice-presidente desportivo da Associação Provincial de Andebol de Benguela.