Jornal dos Desportos

Director: Matias Adriano
Director Adjunto: Policarpo da Rosa
Modalidades

Desistncia do Petro da "Taa das Taas"

Silva Cacuti - 20 de Abril, 2015

Equipa alega falta de dinheiro para custear participao na Taa das Taas Africanas

Fotografia: Jornal dos Desportos

Sai da grelha o Petro de Luanda e entra o 1º de Agosto, que depois da conquista da última taça dos campeões, busca a inscrição do seu nome na galeria de outras provas continentais.

O Progresso do Sambizanga é a outra equipa angolana, que se inscreveu para disputar a competição africana. A prova conta com dez participantes, divididos em dois grupos.

O Petro de Luanda, dono de sete títulos, pode ser penalizado por  furtar-se à defesa do título. A equipa tricolor, embora tenha viagem para Libreville, onde vai defender o título da Supertaça Babacar Fall, no dia 14, diante do 1º de Agosto, regressa logo a seguir, por alegada falta de condições financeiras para a outra competição.

O caminho fica livre para o 1º de Agosto, que passa a ter na mira apenas dois adversários de peso e com histórias diferentes, das do Petro de Luanda. O FAP dos Camarões, adversário do grupo B preliminar e o Progresso Sambizanga com quem deve cruzar na segunda fase, já que as sambilas integram o grupo preliminar A.

A equipa militar do Rio Seco está inserida no grupo B, com o FAP dos Camarões, finalista desta competição no ano passado, Etoile do Congo, Saltigue do Senegal e o África Sport de Abidjan, da Costa do Marfim.

O Progresso do Sambizanga vai jogar no grupo A, onde tem como principal adversário o Abo Sport do Congo, equipa que venceu na definição do terceiro lugar na última edição. Constam ainda do grupo o Phoenix do Gabão, o Heritage da RDC e o TKC dos Camarões.

PETRO  DÁ  LUTA
NA  BABACAR  FALL

A direcção do Petro de Luanda,decidiu defender o título da Supertaça africana Babacar Fall em sua posse há cerca de 20 anos, cuja disputa está marcada para 14 de Maio. É uma prova que se disputa num único dia e o presidente de direcção, Tomás Faria, orientou a equipa a tentar a conquista do 20º título.

É económico, mas é uma prova, cujo molde não tolera erros por se disputar apenas em uma única partida. O adversário do Petro de Luanda na defesa do título vai ser o 1º de Agosto, campeão africano.

Pela primeira vez, as duas equipas vão defrontar-se para a decisão da Babacar Fall, depois de já várias vezes se terem defrontado para a decisão da Taça de Clubes Campeões Africanos.

A equipa militar tem passeado a sua classe na competição provincial de Luanda, em que na última semana, logrou desfeitear o Petro de Luanda por 36-26, a mais dilatada vitória militar sobre as então rainhas do andebol africano.

Contra a sua anterior equipa, Natália Bernardo, Iracelma Silva e Nair Almeida podem ser as primeiras atletas a erguerem troféus da Babacar Fall a jogar por equipas diferentes.