Jornal dos Desportos

Director: Matias Adriano
Director Adjunto: Policarpo da Rosa
Modalidades

Estgio da Seleco pode ser viabilizado

06 de Janeiro, 2016

Seleco Nacional continua a preparao antes do embarque para o Egipto para estgio antes do arranque do

Fotografia: M.Machangongo

A Federação Angolana de Andebol (Faand), ficou de receber hoje a confirmação da compra de divisas prometida pelo Banco de Poupança e Crédito (BPC), para viabilizar a partir de sexta-feira o estágio da Selecção Nacional sénior masculina de andebol, no Egipto. A selecção nacional participa de 20 a 31 do corrente na 22ª edição do campeonato africano da categoria, que se disputa no Cairo.

De acordo com Pedro Godinho, presidente de direcção da  Faand, do contacto mantido com a instituição bancária resultou um compromisso de resolução do assunto até hoje."Neste momento, temos viagem marcada com bilhetes comprados, reservas feitas da hospedagem para o estágio e recebemos garantias do BPC de que quarta-feira (hoje) nos seria disponibilizada a compra de divisas, então pensamos que temos tudo pronto para que a equipa siga para o estágio na data prevista", disse.

A Selecção Nacional  prevê  estar dez dias de permanência no Egipto, antes do início do campeonato, efectuar entre quatro a  cinco jogos de controlo,  já confirmadas as partidas diante do Al Ahly, vice -campeão de clubes africanos e o Zamalek, ambas equipas locais.A equipa técnica conta desde segunda-feira com a integração do pivot Gabriel Teka, que esteve condicionado por lesão. O jogador trabalha a 80 por cento das suas capacidades.

No campeonato africano, Angola vai tentar a melhorar o quarto lugar da classificação -geral obtido na última edição e está inserida no grupo B,  com as formações da Tunísia, Líbia, República Democrática do Congo, Quénia e República do Congo. Na primeira jornada, a 21 de Janeiro, os pupilos de Filipe Cruz defrontam o Quénia, equipa que não esteve inscrita nas duas últimas edições da competição.

Na segunda jornada, 22 de Janeiro, a equipa defronta a similar da Líbia, equipa que segurou a lanterna vermelha na prova disputada em Argel, em 2014. No dia seguinte a selecção nacional vai precisar de mais esforços, porque vai ter pela frente a similar da República do Congo, sétima da tabela geral da última prova.Angola vai estar de pausa prevista para o dia 24, e no dia 25 defronta a RDC, outra equipa do meio da tabela. Depois do percurso,  a selecção nacional defronta a candidata Tunísia, a 26 de Janeiro, no encerramento da fase de grupos da prova.

Filipe Cruz reforçou a equipa técnica, com a integração do técnico adjunto Alexandre Machado que substituiu José Pereira "Kidó," por questões de saúde. João Chiloia (estatístico), Agostinho Nazaré (fisioterapeuta) e o médico António Neto integram a equipa que já trabalhou aquando da disputa do campeonato africano. A selecção nacional integra 17 atletas que são: Augusto Dinzeia, Belchior Camuanga, Edvaldo Ferreira, Elsemar Santos, Gabriel Teca, Geovany Muachissengue, Agnelo Quitongo, Adilson Maneco, Osvaldo Mulenessa, Romeu Hebo, Sérgio Lopes, Cláudio Lopes ( 1º de Agosto), Adelino Pestana, Julião Gaspar (Interclube), Enio de Sousa, Manuel Nascimento( Marinha de Guerra) e Elias António (Madeira SAD).

   CALENDÁRIO
A Selecção Nacional sénior masculina de andebol, no dia 21 a 30 do corrente vai disputar o campeonato africano na cidade do Cairo  já conhece o horário e dias de jogo. O “sete” angolano vai jogar nos pavilhões Main Hall e Hall 2.


Dia 21 de Janeiro
Angola - Quénia (14 h00)
Dia 22 de Janeiro
Líbia - Angola ( 16h00)
Dia 23 de Janeiro
Angola - Congo ( 15h00)
Dia 24 pausa geral
Dia 25 Janeiro
Angola - República Democrática do Congo (18 h00)

Dia 26 de Janeiro
Tunisia - Angola (17 h00)