Jornal dos Desportos

Director: Matias Adriano
Director Adjunto: Policarpo da Rosa
Modalidades

Faand aborda campeonatos jovens

Silva Cacuti - 16 de Novembro, 2015

Reunião de hoje do conselho de direcção da federação vai avaliar suporte das candidaturas e decidir quem organiza as provas nacionais nos mais diferentes escalões

Fotografia: Jornal dos Desportos

Expirado o prazo de apresentação de candidatura, para as províncias que quisessem acolher os campeonatos nacionais de juvenis e juniores,  referentes à época de 2016, o assunto vai ser dominante hoje, na reunião do conselho de direcção da Federação Angolana de Andebol (Faand).
 Conforme apuramos, apenas Benguela e Luanda apresentaram candidaturas. A Faand deve analisar os dossiers, para anunciar nos próximos dias, a sede dos campeonatos.

Contra Luanda, está o facto de ser mais difícil para as equipas da região centro e sul do país participarem, não só pela distância na deslocação por terra, mas também pelas dificuldades de alojamento que são mais caros.Benguela é sempre uma praça ideal, para os campeonatos jovens ,pela proximidade com as equipas do Namibe, Huambo, Huíla e Bié, apesar de ter apresentado candidatura, segundo uma fonte local, há pormenores que internamente precisam de  ser acertados, entre a direcção provincial dos Desportos e a Associação de andebol local.

A reunião de hoje vai avaliar o suporte das duas candidaturas ou decidir quem  organiza a prova.As provas de juvenis e juniores devem ser disputadas, pelos campeões provinciais, Luanda e Benguela, principais pólos da modalidade têm prerrogativas.  Luanda apura quatro representantes na classe feminina, e  três na masculina. Benguela apura para os campeonatos nacionais, três equipas femininas e duas masculinas.O 1º de Agosto é detentor dos títulos nacionais, em juvenis masculino e feminino. Em juniores os títulos estão na posse das equipas feminina do Petro de Luanda e masculina do Kabuscorp.

Torneio 40 anos
Progresso do Sambizanga
arrebata quadrangular


A equipa sénior feminina de andebol, do Progresso do Sambizanga, conquistou sábado à noite o torneio quadrangular Angola 40 anos, ao derrotar na final a Marinha de Guerra (21-20). O desafio muito disputado do princípio ao fim, com equilíbrio patente no jogo desenvolvido pelas duas formações.O contra-ataque esteve em evidência e a organização defensiva, tendo as sambilas saído para o intervalo em vantagem, por 11-10.

A prova, que decorreu no Pavilhão Anexo da Cidadela, visou saudar os 40 anos da Independência Nacional  (11 de Novembro) e do Progresso do Sambizanga, a serem comemorados a (17 de Novembro).O Petro de Luanda ficou na terceira posição, ao derrotar o Atlético Sport Aviação- ASA, por 26-23.Para chegar à final, a formação aniversariante derrotou o Atlético Sport Aviação (ASA), por 37-19, enquanto que a Marinha Guerra “despachou” o Petro de Luanda, por 36-32.A competição teve apoio  da Associação provincial de andebol de Luanda (APAL).