Jornal dos Desportos

Director: Matias Adriano
Director Adjunto: Policarpo da Rosa
Modalidades

Federao encarece nacionais

Silva Cacuti - 22 de Maio, 2015

Novos moldes de disputa dos campeonatos nacionais contemplam grupos preliminares e meia-final

Fotografia: Jornal dos Desportos

A entrada em vigor da nova taxa de participação, aprovada na última Assembleia-geral da Federação Angolana de Andebol (Faand), é a grande nota dos 36.ª edição dos campeonatos nacionais seniores masculino e feminino que Luanda  acolhe de 15 a 27 de Junho. As equipas  pagam 200 mil kwanzas, em vez dos 40 mil kwanzas que pagaram até ao campeonato passado.

Aliás, todas as competições da Faand já começam a ser jogadas nesta época com novas taxas de participação. As provas de juvenis, cujas taxas estavam fixadas em 25 mil kwanzas, passam para 40 mil, enquanto a taxa do escalão de juniores sobe de 35 mil para 70 mil kwanzas.A decisão dos clubes representados na última Assembleia-geral pode ter implicações no nível organizativo das competições. A assembleia-geral decidiu  manter os moldes de disputa dos campeonatos nacionais que vão ser jogados em grupos preliminares com a disputa de quartos-de-final, meia-final e final.

Federação Angolana de Andebol comunicou, ontem, que as equipas interessadas em jogar os campeonatos nacionais devem fazer a confirmação até 28 do corrente. A prova é apresentada em conferência de imprensa a 3 de Junho e a reunião técnica está marcada para 14 de Junho.O 1.º de Agosto é detentor do título nacional sénior feminino, ao passo que o Petro de Luanda detém o troféu na classe masculina.