Jornal dos Desportos

Director: Matias Adriano
Director Adjunto: Policarpo da Rosa
Modalidades

Federao paga ausncia do Petro

Silva Cacuti - 25 de Abril, 2015

Equipa treinada por Vivaldo Eduardo joga apenas em Libreville a Supertaa Babacar Fall e dispensou a participao na Taa das Taas

Fotografia: Jornal dos Desportos

A Confederação Africana de Andebol (CAHB) confirmou ontem, através de um comunicado, o castigo à Federação Angolana de Andebol (FAAND) pela ausência da equipa sénior feminina de andebol do Petro de Luanda na 31ª edição da Taça das Taças que se disputa de 15 a 25 de Maio em Libreville, Gabão.

Segundo António Sales, director executivo da FAAND, a CAHB enviou um comunicado que já foi repassado ao clube, no qual cobra uma multa de dez mil euros à FAAND e suspende a participação da equipa angolana na próxima edição da prova continental.O Petro de Luanda estreou-se na prova em 2008 e venceu todas as edições, mas este ano abdicou de participar por dificuldades financeiras. A equipa vai a Libreville, para a disputa da Supertaça Babacar Faal, mas não se inscreveu para a Taça das Taças, onde devia defender o título em sua posse.

Os petrolíferos vivem uma fase de reestruturação administrativa e financeira que obriga a equipa à redução de gastos.O Progresso Sambizanga e o 1º de Agosto são os representantes angolanos na competição continental. As sambilas jogam a prova pela segunda vez, enquanto as militares fazem a sua estreia na competição.

PROVINCIAL
Luanda projecta
finais na Cidadela



As finais dos campeonatos provinciais de andebol em seniores masculino e feminino que se disputam no regime de “play off” à melhor de três jogos podem ser disputadas no pavilhão principal da Cidadela Desportiva, ao invés dos recintos adstritos aos clubes, garantiu António Custódio, presidente da Associação Provincial de Andebol de Luanda (APAL).

Segundo o responsável, a instituição está a bater portas, com o objectivo de granjear apoios para que se materialize esta intenção, em resposta às solicitações de adeptos da modalidade que, na época passada, reprovaram a disputa das finais no recinto do Catetão que não tem capacidade para acolher todos os aficionados interessados em presenciar as finais do provincial de Luanda.

A final feminina está prevista para os dias 7, 8 e 9 de Maio, enquanto a final masculina está marcada para a segunda quinzena do mesmo mês.Ontem, disputaram-se as meias finais da prova feminina que opôs, no RI20, a equipa do 1º de Agosto, líder da primeira fase, à da Marinha de Guerra, que foi a quarta classificada após disputa da primeira fase.Na outra meia-final, o Progresso Sambizanga defrontou o Petro de Luanda, em partida que teve como palco o anexo número um da Cidadela Desportiva.

A equipa militar está inserida no grupo B com o FAP dos Camarões, finalista desta competição no ano passado, Etoile do Congo, Saltigue do Senegal e Africa Sport de Abidjan, da Costa do Marfim.O Progresso Sambizanga vai jogar no grupo A, onde tem como principal adversário o Abo Sport do Congo, equipa que venceu na definição do terceiro lugar na última edição. Constam ainda do grupo o Phoenix do Gabão, o Heritage da RDC e o TKC dos Camarões.