Jornal dos Desportos

Director: Matias Adriano
Director Adjunto: Policarpo da Rosa
Modalidades

Festand esquenta hoje a Cidadela desportiva

Silva Cacuti - 02 de Abril, 2016

Mais de 30 jogos de andebol inseridos no Festand marcam hoje a partir das 8h00 no pavilhão principal da Cidadela Desportiva

Fotografia: Jornal dos Desportos

Mais de 30 jogos de andebol inseridos no Festand marcam hoje a partir das 8h00 no pavilhão principal da Cidadela Desportiva os festejos dos 14 anos de paz em Angola, que se celebram na próxima segunda-feira, 4 de Abril. A maratona de jogos envolvem atletas de todas as categorias, é uma iniciativa do núcleo de ex -praticantes do Grupo Desportivo da Banca e visa também fortificar os laços entre  várias gerações de andebolistas no país.

À última hora, o pavilhão da Cidadela Desportiva foi confirmado como palco do evento, num gesto que mereceu agradecimentos de Adérito Cavala, coordenador da organização. "Tivemos a felicidade da direcção do Complexo da Cidadela Desportiva juntar-se à nossa causa como parceiro. Já não vamos utilizar o recinto do Gama, como inicialmente estava previsto. Todos os jogos são disputados na Cidadela. Queremos agradecer à direcção da Cidadela Desportiva pela disponibilidade", disse.

Da agenda do Festand incluem jogos das categorias de iniciados, juvenis e juniores. A maratona tem como ponto alto a disputa de jogos de ex -praticantes e homenagens a figuras da modalidade que se notabilizaram em vários sectores.

Os dois jogos de ex-praticantes opõem em masculino, os Amigos de André da Costa aos de Filipe Cruz. Entre outros, voltam à quadra Genipro, Cobra, Man Pala, Moke, Oy, Hermenegildo Cachimbombo, Cota Lindo, Chuvina, Honorato, Carlos Cassinda, Caetano, Adelino Manuel e Rafael.

Sobre as ambições do grupo de Filipe Cruz, pouco se sabe. O técnico falhou à apresentação do Festand, mas André da Costa na ocasião disse que pensa jogar para vencer.

"Estamos a treinar para isso. É uma festa. Vamos jogar para vencer, como foi nos tempos em que éramos atletas no activo", alertou.

Em feminino, as Amigas de Nair Almeida e as de Maura Moura prometem "aquecer as coisas", mas o resultado "é o menos importante". As duas trazem para a quadra atletas como Hermínia Coelho, Graça Bandeira, Teresa Joaquim, Elizabeth Bondo, Marcelina Kiala, Bombo Kalandula, Filomena Trindade, África Campos, Bany Carneiro, Jovenália de Carvalho, Inês Jololo, entre outras.

As duas ex-praticantes comprometeram-se a valorizar a festa, a convivência com atletas de outras gerações e a amizade.

Para encerrar o Festand, o núcleo de ex-praticantes vai homenagear os antigos colegas de quadra como Filipe Cruz, Nair Almeida, Marcelina Quiala, Filomena Trindade e Justina Praça. Os treinadores Edgar Neto e Pina de Almeida e os ex-árbitros internacionais Domingos Nascimento e Francisco Luzendo também vão merecer a distinção.