Jornal dos Desportos

Director: Matias Adriano
Director Adjunto: Policarpo da Rosa
Modalidades

Festandebol abordado na Federação

Silva Cacuti - 22 de Março, 2016

Momento alto do festival marcado com disputa de dois jogos um masculino e outro feminino

Fotografia: José Cola

O coordenador da comissão organizadora do festival de andebol (Festandebol) Adérito Cavala vai ser hoje recebido pelo presidente de direcção da Federação Angolana de Andebol (Faand) Pedro Godinho, para abordarem aspectos referentes ao evento aprazado para o dia 2 de Abril, no âmbito dos festejos do 14º aniversário da paz em Angola.
"Efectivamente, vamos reunir com o presidente da Federação para abordarmos vários aspectos da organização deste festival.

Sabe que é a Federação que rege a modalidade no pais, então queremos ter parceria, uma vez que queremos mobilizar algumas equipas de Luanda, nada melhor que a parceria com a Faand", disse.
O festandebol é uma iniciativa do núcleo de ex-jogadores do Grupo Desportivo da Banca e realiza-se sob o lema "Angola em paz, andebol sem limites rumo às vistorias sucessivas".

Quanto ao local da realização do festival, Cavala disse que ainda decorrem contactos para tentar garantir um dos pavilhões da Cidadela Desportiva.
O festival vai ser animado por jogos dos escalões de iniciados e juvenis, no período da manhã, com a participação de vários clubes filiados à Associação de Luanda. No período da tarde estão previstos jogos do escalão de juniores. O momento alto do festival vai ser marcado com a disputa de dois jogos, um em masculino, em que vão actuar amigos do treinador Filipe Cruz contra amigos de André da Costa (Quimonha), também treinador.

A seguir ao jogo masculino joga-se em feminino, uma partida que vai opor amigas de Nair Almeida que recentemente abandonou as quadras, às amigas de Maura de Moura outra ex -andebolista que já leva mais tempo desde que abandonou as quadras.Durante o festival vão ser ainda homenageadas figuras da modalidade que se destacaram como treinadores, atletas, árbitros e dirigentes.

Ensa segura desportistas

Os praticantes de modalidades desportivas no país podem contar em breve com um produto da seguradora pública Ensa -Seguros, para garantir danos corporais que possam sofrer no exercício da actividade.

A Seguradora lança hoje às 15h30 no auditório da Galeria dos desportos o "seguro desportivo", em cerimónia que vai contar com as presenças do ministro da Juventude e Desportos, Gonçalves Muandumba e o Presidente do Conselho de Administração da seguradora Manuel Gonçalves.

Segundo uma nota chegada à nossa redacção, a criação do seguro desportivo é uma resposta a preocupações apresentadas por vários agentes desportivos angolanos. O seguro desportivo cobre os riscos de acidentes pessoais inerentes à respectiva actividade desportiva, nomeadamente os que decorrem de treinos, de provas desportivas e respectivas deslocações, dentro e fora do território angolano.