Jornal dos Desportos

Director: Matias Adriano
Director Adjunto: Policarpo da Rosa
Modalidades

Festandebol reúne imprensa na Banca

28 de Março, 2016

Amigos do treinador Felipe Cruz defrontam os Amigos de André da Costa no torneio que homenageia a PAZ em Angola

Fotografia: José Cola

O Comité Organizador do Festandebol, em parceria com a Federação Angolana de Andebol, apresentam amanhã, às 10h00, em conferência de imprensa, numa das salas do pavilhão da Banca, localizado na Maianga, o evento desportivo a ser disputado no dia 2 de Abril, em alusão aos 14º aniversário da PAZ efectiva em Angola.

A Festandebol é uma iniciativa do núcleo de ex-jogadores do Grupo Desportivo da Banca e vai ser disputada sob o lema "Angola em paz, andebol sem limites rumo às vistorias sucessivas". A conferência de imprensa vai ser presidida por Adérito Cavala, coordenador da comissão organizadora do festival de andebol, perante o olhar atento de um representante da Federação Angolana de Andebol.

Para conferir prestígio ao evento, os antigos andebolistas são chamados a participar da conferência de imprensa para se informarem melhor sobre o certame que homenageia os angolanos.No cartaz do festival constam jogos dos escalões de iniciados e juvenis, no período da manhã, com a participação de vários clubes filiados à Associação de Luanda. No período da tarde, estão previstos jogos do escalão de juniores.

O momento alto do Festandebol vai ser marcado pela disputa de dois jogos. Em masculino, vão actuar Amigos do treinador Filipe Cruz contra Amigos de treinador André da Costa, também conhecido por Quimonha. Ambos podem levar à quadra muitos atletas no activo, mas também grandes nomes do andebol masculino de outros tempos como Cobra, Man Pala, Moke, Oy, Hermenegildo Cachimbombo, Cota Lindo, Chuvina, Honorato, Carlos Cassinda, Caetano e Rafael.

A seguir à partida masculina, as Amigas de Nair Almeida, que se aposentou recentemente com as cores do 1º de Agosto ao peito, vão defrontar as Amigas de Maura de Moura, outra ex-andebolista, com largos anos fora da quadra. Nessa partida, os prosélitos vão poder rever nomes que fizeram furor com as cores da selecção nacional, como Hermínia Coelho, Graça Bandeira, Teresa Joaquim, Elizabeth Bondo, Marcelina Kiala, Bombo Kalandula, Filomena Trindade, entre outras.

Em declarações ao Jornal dos Desportos, Adérito Cavala assegurou que "há surpresas entre os participantes" e o torneio tem também o cariz de "fortificar os laços de amizade entre os membros da família de andebol de várias gerações".Outro momento importante do Festandebol é reservado às homenagens. A organização pretende homenagear individualidades que se notabilizaram como atletas, dirigentes, árbitros, treinadores e outros agentes da modalidade.