Jornal dos Desportos

Director: Matias Adriano
Director Adjunto: Policarpo da Rosa
Modalidades

Filipe Cruz deixa equipa masculina

Silva Cacuti - 24 de Fevereiro, 2016

Filipe Cruz pode ser protagonista de feito histórico no andebol

Fotografia: José Cola

Nove anos depois de ter chegado ao clube com dupla função, jogador - treinador, o técnico Filipe Cruz vai despedir-se da equipa masculina do 1º de Agosto durante a disputa da Supertaça Francisco Almeida, marcada para sexta -feira no Pavilhão Principal da Cidadela Desportiva, em que  defronta o Interclube.

O técnico vai dedicar-se exclusivamente à equipa feminina, que também vai jogar a Supertaça, com o Petro de Luanda.

Aliás, Filipe Cruz pode ser protagonista de feito histórico no andebol angolano, quando orientar pela primeira vez na história da Supertaça Francisco de Almeida, duas equipas envolvidas na competição.

Embora já se saiba que o português Frederico dos Santos vai ser o próximo treinador da equipa sénior masculina do 1º de Agosto, foi Filipe Cruz que preparou a Supertaça coadjuvado por Quinteiro Teresa, e tudo indica que deve orientar a equipa, pela última vez.

"É provável que o "coach" Frederico esteja cá aquando da disputa da Supertaça, mas com certeza, não vai dirigir a equipa. Vai assistir o jogo somente", disse uma fonte do 1º de Agosto. Frederico dos Santos chega ao clube militar depois deste se ter desvinculado de Victor Tchikoulaev, que agora treina a equipa feminina do Progresso do Sambizanga.

O técnico portugês, tal como Tchikoulaev, é detentor de um master coach/grau 4 e esteve até recentemente ligado ao Sporting de Portugal, equipa com a qual disputou na época 2013/2014 o apuramento para a fase de grupos da Taça EHF, tornou-a a primeira equipa portuguesa a alcançar tal feito.
Frederico herda um 1º de Agosto campeão, mas também a missão de construir uma nova equipa e sempre a competir a elevado nível, tal como foi o seu antecessor.
Silva Cacuti