Jornal dos Desportos

Director: Matias Adriano
Director Adjunto: Policarpo da Rosa
Modalidades

Hula cria condies para os Nacionais

Gaudncio Hamelay - Lubango - 22 de Outubro, 2018

Comit organizador local j trabalha na criao de condies

Fotografia: kindala Manuel | Edies Novembro

Os campeonatos nacionais de andebol, nos escalões de juvenis e juniores, em ambos os sexos, estão agendados para 5 a 27 de Janeiro de 2019, na cidade do Lubango, Huíla.
 A confirmação é do presidente de direcção da Associação Provincial de andebol da Huíla, Zeca Funbelo, que assegurou o arranque da máquina organizativa, para acolher o evento sem sobressaltos.
 “Já é oficial, a Huíla vai acolher os campeonatos nacionais de andebol, nas categorias de juvenis e juniores, em ambos sexos, de  5 a 27 de Janeiro de 2019”, confirmou.
Zeca Funbelo disse, que depois da Federação Angolana de Andebol ter comunicado que os nacionais da modalidade, nos escalões de juvenis e juniores, em masculino e feminino, vão decorrer no Lubango, deu-se iniciou aos trabalhos de criação de condições para o efeito, sobretudo, os recintos de jogos, hospedagem, transporte, asseguramento médico e medicamentosa.
 Apontou, que localmente, a comissão organizadora do evento tem os campos preparados, sobretudo, os dois pavilhões (multiusos de Nossa Senhora do Monte e o anexo nº 2) para à realização dos jogos.
 Acrescentou, que o pavilhão anexo nº 1 vai servir de apoio aos treinos das formações participantes da prova.
“Temos os campos preparados, sobretudo, os dois pavilhões (Multiusos de Nª Sr.ª do Monte e anexo nº 2) para a realização dos jogos. E, estamos a prever que o pavilhão nº 1, sirva de apoio aos treinos das equipas”, esclareceu.
Sustentou, que a Associação de andebol local trabalha igualmente, na criação de condições de algumas equipas, para estarem alojadas no Complexo Escolar 14 de Abril e no Magistério Primário do Nambambe, arredores da cidade do Lubango.
 “Já lá estivemos para observar as condições existentes, porque  resta-nos apenas dois meses para o evento,  e urge a necessidade de trabalharmos com antecedência. Também, já tivemos os contactos com algumas unidades hoteleiras e pensões. Assim, vamos enviar as facturas pró-formas à Federação Angolana de Andebol,  para confirmar com os clubes os que devem fazer parte desses hotéis ou pensões”, referiu.
Zeca Funbelo salientou, estar a aguardar pelo comunicado do órgão reitor da modalidade no país, para informar o número exacto de equipas confirmadas, que vão participar nestes nacionais. O dirigente garantiu, que a Huíla como anfitriã, vai estar presente com duas equipas juniores, uma masculina e outra feminina.
Frisou, que pelo facto da província não ter equipas apuradas, nos escalões de juvenis masculino e feminino, está a negociar com a Federação, no sentido de autorizar a participação nestes escalões. “Mas, isto tudo, vai depender da Federação, porque nós não fomos apurados em juvenis masculino  nem em feminino. Mas como somos anfitriões, estamos a trabalhar com a Federação para ver se nos autoriza a participação nestes escalões”, citou Zeca Funbelo.