Jornal dos Desportos

Director: Matias Adriano
Director Adjunto: Policarpo da Rosa
Modalidades

Interclube conquista nacional de pista

Gauncio Hamelay no Lubango - 20 de Maio, 2019

O Grupo Desportivo Interclube conquistou o Campeonato Nacional de Atletismo em Pista

Fotografia: Edies Novembro

Ao arrebatar sete medalhas de ouro, três de prata e igual número em bronze, o Grupo Desportivo Interclube conquistou o Campeonato Nacional de Atletismo em Pista, nos escalões de júnior feminino, disputado de 17 a 18 do mês em curso, na cidade do Lubango, província da Huíla. 

O Atlético do Namíbe com duas medalhas de ouro, duas de prata e quatro de bronze, bem como o 1º de Agosto (campeão destronado), ao somar duas medalhas de ouro, duas de prata e uma de bronze, completaram o pódio.

 O Petro de Luanda revalidou o título em masculino, ao terminar a prova com cinco medalhas de ouro, secundado pelo 1º de Agosto, ao somar quatro medalhas de outro, duas de prata e três de bronze. O atlético do Namíbe, quedou-se na terceira posição fruto da conquista de três medalhas de ouro, cinco de prata e cinco de bronze.  

 A competição disputada na pista de atletismo do estádio Nacional Tundavala, consagrou a atleta Joana Leca, do Clube Assessoria Jamba Sport, campeã nacional dos 1.500 metros, com a marca de 5 minutos e 25 segundos, seguida pela colega de equipa Cristina Vieira, ao arrebatar a medalha de prata, com o registo de 5 minutos e 26 segundos. Madalena Tchimenje, ficou com o bronze ao cortar a meta em s minutos e 29 segundos.

 Augusto Capenda, do Petro de Luanda é o campeão nacional em masculino dos 1.500 metros ao cronometrar a distância em 4 minutos e 15 segundos. Saltiano Faria (Clube Assessoria Jamba Sport) ao fixar o tem em 4 minutos e 16 segundos e Emílio Catchiunha (Interclube da Huila), com 4 minutos e 23 segundos, completaram o pódio. Domingas António, Interclube, sagrou-se campeã nacional dos 400 metros rasos, com o registo de 1 minuto e o4 segundos.

 A medalha de prata coube a Ana Tchipilica, do Sport Lubango e Benfica, com a marca de 1 minuto e o6 segundos. Já em masculino, o triunfo sorriu para Manuel Chivela, do Petro de Luanda, ao fixar o tempo em 49 segundos e 62 décimas. Augusto Hortêncio, do Interclube, ficou com a medalha de bronze, ao estabelecer o tempo de 51 segundos e 79 décimas. A medalha de 100 metros rasos em feminino coube a Elísia Chio, do Interclube, ao totalizar 13 segundos e 62 décimas, enquanto a prata ficou em posse da colega Elizandra André, com 13 segundos e 80 décimas.

 Edmar Conceição, do 1º de Agosto é o campeão nacional dos 200 metros rasos com o tempo de 22 segundos e 55 segundos. A medalha de prata pertenceu a Gabriel Camati, do Interclube, com o registo de 24 segundos e 03 décimas. Em feminino, o título recaiu para Elisa Chio, do Interclube, com 29 segundos e 20 décimas.

 Manuel Chivela, do Petro de Luanda, arrebatou a medalha de ouros nos 800 rasos em masculino, com 2 minutos e 001 décimas, enquanto em feminino o título sorriu para Francisca Walende, do Grupo Desportiva da Saúde da Huila, com 2 minutos e 30 décimas.  

 A prova de 400 metros barreiras masculina, foi ganha por Maurício Tchilamba, do Petro de Luanda, com 1 minuto e 01 segundos, tendo completado o pódio Sebastião Carimina, do 1º de Agosto, ao totalizar 1 minuto e 2 segundos.

A equipa do clube Desportivo da Saúde da Huíla terminou em primeiro lugar na estafeta 4x400 metros femininos com o tempo de 4 minutos e 35 segundos, seguido pelo Clube de Assessoria Jamba Sport, com 4 minutos e 40 segundos. O Interclube ficou com a medalha de bronze, com o registo de 4 minuto e 44 segundos. Já em masculino a vitória coube ao Petro de Luanda, com a marca de 3 minutos e 38 segundos. Completaram o pódio, o Atlético do Namíbe e 1º de Agosto com (3 minutos e 44 segundos) e (3 minutos e 46 segundos), respectivamente.