Jornal dos Desportos

Director: Matias Adriano
Director Adjunto: Policarpo da Rosa
Modalidades

Juniores começam labuta

Silva Cacuti - 06 de Maio, 2014

Selecção Nacional júnior feminina de andebol, começa preparação

Fotografia: Dombele Bernardo

A Selecção Nacional júnior feminina de andebol, inscrita no grupo B da primeira fase do campeonato mundial, que se disputa de 28 de Junho a 13 de Julho, na República da Croácia, começa hoje, às 9h00, a projectar a participação na prova. A Federação Angolana de Andebol (Faand) mantém à frente dos destinos técnicos da selecção Alex Fernandes e Olga Mendes, dupla com a qual a selecção se sagrou campeã africana.

A preparação da Selecção Nacional começa no recinto do pavilhão anexo à Cidadela Desportiva com uma sessão diária. A meia-distância Teresa Leite, do Atlético Guardes de Espanha, pode ser a ausência sonante no começo da preparação, não tendo ainda data de chegada ao país para se juntar às colegas.

A pré-convocatória contempla as atletas Sara Munhica, Isabel Tchingangu, Maura Paulo, Albertina Cassoma, Juliana Machado, Helena Sousa, Liliana Venâncio, Voneiti Domingos, Acia Bacia, Adália Kakissi, Florência Francisco, Kássia César, Tchesa Pemba, Neusa Muvuma, Ríssia Oliveira, Vilma Nenganga, Joana Costa, Marisa Quizelete, Antónia Santos, Stella Domingos, Wilma Lucéu, Cristina Gabriel e Teresa Leite.

O sorteio do Mundial foi realizado a 28 de Abril e a Selecção Nacional foi escalonada no grupo B preliminar ao lado da Dinamarca, Holanda, Alemanha, Argentina e Sérvia. "É um grupo equilibrado", segundo Ilídio Cândido, vice-presidente da Faand, que reafirmou a manutenção ou melhoria do 19º lugar alcançado na edição anterior como objectivo para este mundial.

No grupo A vão jogar as selecções nacionais da Noruega, Coreia do Sul, Croácia, República Checa, Uruguai e Cazaquistão. O grupo C integra a Hungria, França, Suécia (campeã mundial), Japão e República Democrática do Congo. A Rússia, Roménia, Eslovénia, Brasil, China e Turquia jogam no grupo preliminar D.
SILVA CACUTI

CABO-VERDE
Batuque vence
prova em S. Vicente

O Batuque conquistou no último fim-de-semana o sexto campeonato consecutivo na classe de seniores masculinos, em S. Vicente, Cabo Verde, ao derrotar o Atlético por 36-34 no terceiro jogo do play-off, a melhor de cinco partidas.
O hexacampeonato vem provar a hegemonia do Batuque no andebol em São Vicente, e a equipa concentra agora as atenções na prova nacional.
Curiosamente a fase final do campeonato de Cabo Verde tem como palco a ilha de São Vicente.

Os campeões fizeram a festa, elogiaram o adversário, mas avisaram que querem dar mais uma alegria à sua massa de adeptos na prova cabo-verdiana, segundo o andebolista Dibanda, um dos melhores atletas no terceiro jogo do play-off.

“A responsabilidade é maior porque vamos jogar em casa. Por isso, a partir de agora vai haver concentração total na preparação do campeonato”, concluiu.
Este sexto título consecutivo pode muito bem funcionar como uma prenda de aniversário ao Batuque Futebol Clube que completou ontem 33 anos de existência. O clube foi constituído a 5 de Maio de 1981 por homens que sempre abraçaram a modalidadenaquela circunscrição.

Por outro lado, no campeonato regional de andebol sénior feminino, a equipa do Amarante ficou a uma vitória do título, depois de vencer no último sábado o Benfica por 23-19, perfazendo dois a um na série a melhor de cinco jogos dos play off. Basta mais uma vitória para levar o troféu.