Jornal dos Desportos

Director: Matias Adriano
Director Adjunto: Policarpo da Rosa
Modalidades

Kidó e Filipe Cruz jogam nova decisão

Silva Cacuti - 31 de Outubro, 2014

Kidó e Filipe Cruz jogam nova decisão

Fotografia: M. Machangongo

As equipas seniores masculinas de andebol do Petro de Luanda e do 1º de Agosto voltam a defrontar-se para a decisão de uma competição de cariz nacional. As duas equipas descem hoje, no final da tarde, ao tapete sintético do recinto do Catetão para a final da Taça de Angola. Em campo voltam a estar os técnicos José Pereira "Kidó", pelo Petro de Luanda, e Filipe Cruz, pelo 1º de Agosto.

No último encontro para um evento nacional, participaram na decisão do campeonato nacional e Kidó foi mais feliz. Venceu por 22-20 o jogo que teve ambiente e força de final e, com ele, o título de campeão nacional.

De lá para cá, são conhecidos desfalques na equipa de Filipe Cruz, que ficou privado dos concursos de Romé Hebo e Edivaldo Ferreira que rumaram para o profissionalismo, em Portugal.

Da parte do Petro de Luanda, ao que consta, a equipa mantém-se intacta. Mas num recente ensaio, para a fase provincial da Taça de Angola, Filipe Cruz venceu a compita. Ao que tudo indica, a equipa militar refez-se das perdas.

O ambiente de uma prova nacional e a vontade de provar que a conquista do campeonato nacional não foi obra de sorte são estímulos que podem catapultar o emblema tricolor para a rota da dobradinha. Contudo, Kidó vai encontrar um Filipe Cruz avisado e atento ao pormenor. Depois da desfeita no campeonato nacional, o técnico militar não se pode permitir veleidades. Aliás, para a perda do campeonato nacional, os atletas foram castigados com a não ida à Taça dos Campeões e numa eventual desfeita na Taça de Angola o chicote pode mudar de direcção.

Estão lançadas as cartas. O Petro de Luanda traz uma equipa mais experiente, onde Pierre Malfoy, José Pereira, Francisco Marçal contracenam com jovens aguerridos da estirpe de Eleutério Pensamento.

No 1º de Agosto está quase concluída a renovação encetada por Filipe Cruz. Giovani Muachissengue, Gugú e Show Baby foram poupados para almofadar a ascensão de Elsemar Pedro, Panzo Lemba, Cláudio Lopes , Manuel Nascimento, entre outros. O 1º de Agosto é o detentor do título da Taça de Angola. A final está marcada para o dia 7 de Novembro, na Cidadela Desportiva.