Jornal dos Desportos

Director: Matias Adriano
Director Adjunto: Policarpo da Rosa
Modalidades

Lubango fervilha com meias-finais

Gauncio Hamelay no Lubango - 22 de Julho, 2019

Campeo provincial vai ser encontrado no dia 3 de Agosto

Fotografia: Edies Novembro

O equilíbrio competitivo está a marcar os campeonatos provinciais de voleibol de sala da Huíla que decorre no pavilhão anexo nº1 do pavilhão da Nossa Senhora do Monte. Neste fim de semana, são disputadas os segundos jogos dos três previstos das meias-finais nas classes masculina e feminina. Para o secretário-geral da Associação local, António Quiala, \"os jogos são renhidos pelo nível de organização técnica das equipas\".

À semelhança da primeira ronda, o ASA do Império volta a abrir o dia com o Sporting do Lubango no próximo sábado, seguido do jogo entre o Sport Lubango e Benfica e o Atlético do Namibe, em masculino.

Para conferir mais competitividade e animação, as senhoras fecham a jornada com jogos aliciantes. O Atlético do Namibe defronta o ASA do Império e o Sport Lubango e Benfica joga com Sporting do Lubango.

Nos primeiros jogos das meias-finais masculinas, o ASA Império da Huíla venceu o Sporting do Lubango por 3-2 com parciais de 18-25, 25-17, 25-14, 24-26 e 19-17. O Sport Lubango e Benfica perdeu com Atlético do Namibe por 3-0 com parciais de 14-25, 23-25 e 17-25.

Em feminino, o Atlético do Namibe cilindrou o ASA Império da Huíla por 3-0 com parciais de 25-16, 25-22 e 25-18 e o Sport Lubango e Benfica perdeu com Sporting Clube de Lubango por 3-0 com parciais de 10-25, 18-25 e 13-25.

As equipas da província do Namibe conferem maior qualidade competitiva nas duas classes. A inclusão permitiu às equipas locais empenharem-se mais e aumentaram o ritmo competitivo, segundo o secretário-geral da Associação provincial, António Quiala.

O responsável sustentou que o Atlético do Namibe é um \"habitué\" da competição huilana por inexistência de mais clubes nas terras da welwitschias mirabilis. O convite visou dar-lhe endurance competitiva.

A organização dos jogos estipulou o dia 3 de Agosto como o de encerramento do campeonato provincial da Huíla. O evento disputado no sistema de todos contra todos a duas voltas serve de preparação das equipas para o \"nacional\" a decorrer de 4 a 14 de Setembro na cidade de Moçâmedes, província do Namibe.

Após os \"provinciais\", a Associação da Huíla vai organizar mais uma etapa do circuito nacional de voleibol de praia no mesmo mês, no âmbito das celebrações das Festas da Nossa Senhora do Monte. As condições de realização estão asseguradas, segundo António Quiala.

No dia 13 de Agosto, a cidade de Lubango acolhe o zonal escolar Sul e a Associação foi notificada a assumir a realização dos jogos de voleibol. As entidades governamentais da Huíla auguram uma representação condigna em todas as provas nacionais, segundo o dirigente.A Estrela do Palácio (feminino) e ASA Império (masculino) são os campeões provinciais.