Jornal dos Desportos

Director: Matias Adriano
Director Adjunto: Policarpo da Rosa
Modalidades

Marcelina Kiala ganha prestígio

Silva Cacuti - 04 de Dezembro, 2013

Marcelina Kiala é candidata a membro da Comissão de Atletas

Fotografia: Jornal dos Desportos

A meia-distância da Selecção Nacional Marcelina Kiala é candidata a membro da Comissão de Atletas da Federação Internacional de Andebol (IHF) como apurou o Jornal dos Desportos.A IHF já confirmou junto da Federação Angolana de Andebol (Faand) a aceitação da candidatura da atleta, que foi apresentada por Pedro Godinho, no recente congresso da IHF em Doha, Qatar. A criação da Comissão de Atletas foi proposta pelo Conselho da IHF e aprovada pelo Congresso é justificada pela importância dos atletas como principais protagonistas do andebol, e por isso precisam ter voz na defesa de seus interesses e direitos nas decisões da IHF. O objectivo é estabelecer uma ligação entre atletas e a IHF.

A comissão de Atletas vai eleger um secretário-geral que passa a ser membro do Conselho da IHF.Os candidatos devem ser submetidos a voto de todos os atletas que participam no mundial masculino deste ano em Espanha e no mundial feminino na Sérvia que começa a ser disputado na sexta-feira.A IHF vai criar um sistema de votação on-line que deve ser aberto de 8 a 10 de Dezembro. A eleição pode ser confirmada na reunião do Conselho da IHF, aprazada para 21 do corrente, na Sérvia e oficialmente anunciada durante uma conferência de imprensa no dia 22.

Com 33 anos de idade, Marcelina Kiala foi a terceira melhor marcadora do campeonato mundial disputado em França em 2007, quando Angola fez a sua melhor campanha, obteve o sétimo lugar. A jogadora tinha apontado 72 golos e entrou para a disputa do troféu de melhor jogadora do mundo daquele ano. Marcelina Kiala abandonou a carreira no mesmo ano, mas retornou, aos palcos mundiais em 2011, no Brasil e, agora, vai representar as cores nacionais no mundial da Sérvia, que começa a ser disputado a 6 do corrente.