Jornal dos Desportos

Director: Matias Adriano
Director Adjunto: Policarpo da Rosa
Modalidades

Mendona Sport desfila competncias em Luanda

Silva Cacuti - 19 de Setembro, 2019

As novas coqueluches do andebol feminino esto em formao na Samba

Fotografia: DR

Dois anos depois do lançamento, o Mendonça Sport Clube é hoje uma força emergente do andebol luandense. O projecto, que começou com a ocupação dos tempos livres das crianças, desfila com competência nos campeonatos provinciais das categorias de juvenis e de juniores. A delapidação das coqueluches está a cargo de Joaquim João.
Em declarações ao Jornal dos Desportos, o treinador assegurou que a agremiação está em "fase embrionária" e o clube galga passos para atingir a nova dimensão a cada dia. Pouco mais de 100 atletas dão corpo ao clube do distrito da Samba, município de Luanda.
Escolhido a dedo para levar avante a iniciativa, Joaquim João diz que a equipa se prepara para, provavelmente, definir as ambições de qualificação nos próximos campeonatos nacionais.
O treinador é um formador de campeãs. Joaquim João tem impressões digitais deixadas na formação de atletas de topo como as manas Kiala, mormente, Marcelina, Luísa e Natália, ao tempo que labutaram no Desportivo Maculusso. São também obras das suas mãos a Anastácia Sibo, Chesa Pemba e Wuta Dombaxi, entre outras.
O mentor do projecto, Bento Mendonça, pretende beber da experiência do treinador. A equipa treina-se num recinto escolar e perspectiva para breve ter um espaço próprio para os jogos oficiais.
"O meu desejo é fazer na Mendonça Sport a mesma formação, o mesmo trabalho que fiz noutras escolas em que passei como o Têxtil e Kabuscorp do Palanca", garantiu.
Recentemente, a agremiação foi convidada pela Federação Angolana de Andebol para abrilhantar a cerimónia de abertura da final da Taça de Angola, que opôs as equipas seniores do Petro de Luanda e do 1º de Agosto.
"Esses convites deixam-nos orgulhosos. Somos uma equipa nova e o gesto significa que estamos no bom caminho. Estamos organizados e dá-nos forças para continuar a trabalhar", disse Joaquim João.
Como equipa nova, o treinador da Mendonça Sport não se preocupa com os resultados desportivos. Do alto a sua experiência, "Coach Quim", como é tratado nas lides desportivas, tem a paciência e quando indagado diz: "No devido momento, vamos ter resultados positivos. Estamos a começar e jogamos com equipas com experiência e maturidade, por isso, temos paciência".
O Mendonça Sport movimenta o andebol feminino nos escalões de iniciados, juvenis e de juniores.

CAMPEONATO AFRICANO DE CADETES
Angolanas defrontam Tunísia


Apenas hoje, a selecção nacional de cadetes feminino defronta a Tunísia em partida referente à ronda inaugural do campeonato africano, inicialmente, aprazada para segunda-feira. O jogo foi remarcado a pedido da parte angolana, que chegou à Niamey, palco da competição, poucas horas antes do jogo. Angola e Tunísia jogam às 16h00, enquanto as demais equipas cumprem a folga geral.
É um jogo que atrai as atenções e, de certeza, vai juntar no pavilhão todos os demais contendores inscritos na prova, pelo facto de opor dois colossos do continente. A Tunísia é vice-campeã, enquanto Angola detém o bronze da edição passada, disputada em Abidjan, na Costa do Marfim.
Na capital marfinense, as duas equipas empataram a 26 golos e terminaram a prova empatadas a nove pontos. As tunisinas tiveram melhor "goal average" (diferença de golos) e ficaram melhor posicionadas no pódio. 
Em Niamey, tanto as tunisinas como as angolanas vêm de uma vitória, curiosamente, sobre a Argélia. Angola defrontou a Argélia na terça-feira para a segunda jornada e venceu por 36-10. Ontem, as comandadas de Fernando Luís cumpriram folga, enquanto as tunisinas, que folgaram na terça-feira, defrontaram as argelinas.
As duas primeiras jornadas foram marcadas pela vitória gorda do Egipto, campeão em título, diante da anfitriã por 43-8.
Amanhã, a selecção nacional defronta a Guiné  na abertura da quarta jornada, às 14h00. A Guiné é uma equipa emergente, em crescimento, que tem aproveitado bem os "Challenger Trophy", competições regionais organizadas pela Confederação Africana para os países com baixo nível técnico. Na prova de juniores, a Guiné ficou em terceiro lugar.
No sábado, Angola mede forças com a equipa do Níger e, no domingo, joga com o Egipto.
Após a pausa geral de segunda feira, a selecção nacional volta à quadra na terça-feira para defrontar a RDC e encerrar a primeira fase da competição.