Jornal dos Desportos

Director: Matias Adriano
Director Adjunto: Policarpo da Rosa
Modalidades

Morten Souback pe atletas prova

Silva Cacuti - 16 de Maio, 2017

Seleccionador chamou dezanove atletas e cada convocada tem de mostrar servio a fim de participar no 23 Campeonato do Mundo

Fotografia: Paulo Mulaza | Edies Novembro

 A ideia foi avançada ontem durante a conferência de imprensa de apresentação das atletas convocadas. para o primeiro ciclo de treinos da Selecção Nacional sénior feminina, com vista a prova da Alemanha.

Morten chamou 19 atletas, deixou claro que cada convocada tem de mostrar serviço, porque outras jogadoras vão passar pelo processo de observação, até ter o grupo base para o mundial.

\"Estamos a dar oportunidade às atletas, na próxima convocatória algumas vão ficar, outras não. Quem está aqui, tem de fazer tudo para ficar, porque vão passar mais meninas na selecção, uma vez que estamos a trabalhar para chegar ao grupo base. Começamos com quatro atletas, em cada posição\", disse.

Vilma da Silva, jovem atleta esteve com o 1º de Agosto na disputa do mundial de cadetes, foi chamada à selecção sénior, pela primeira vez,  compreendeu a mensagem do seleccionador. A jogadora, agora ao serviço da Marinha de Guerra, mostra a sua ambição.

\"Para mim, estar neste grupo quer dizer muito. Vou trabalhar, dar o meu melhor, o máximo para ficar entre as eleitas, porque é meu objectivo estar na selecção  seniores\", disse.

Outra \"novata\", também ligada à Marinha de Guerra, Ruth João, também não se deixou influenciar pelo desafio do treinador,   fala com certeza da integração. \"A selecção vai ter uma Ruth activa, fisicamente bem, concentrada,  no que poder ajudar a selecção para o engrandecimento do país, eu vou fazer\", disponibilizou-se.

A jogadora perspectiva a aprendizagem, junto de atletas mais rotinadas da Selecção Nacional, e fala com muita expectativa dos amistosos programados diante da Noruega, campeã mundial.

\"Vai ser um jogo bom, em que além de ser uma equipa muito forte, teremos muito para aprender, por ser uma equipa mais experiente, acho que vamos ganhar muita experiência\", admitiu.

Além de Vilma e Ruth, a primeira convocatória de Morten inclui outras quatro novatas, que são: Natália Camalandua, Swely Simão, Claudete José e Kássa César.

O grupo de convocadas trabalha nos clubes, até 5 de Junho, data em que segue viagem para Portugal, onde além de dois jogos com a Noruega, pode defrontar equipas locais.

Foram convocadas: Teresa Almeida \"Bá\", Swelly Simão e Neyde Barbosa (guarda-redes), Ruth João, Albertina Kassoma, Ríssia Oliveira (pivots), Janeth dos Santos, Claudete José, Vilma da Silva, Natália Kalamandua (pontas), Manuela Paulino, Vilma Nenganga, Magda Cazanga, Juliana Machado, Joana Costa, Isabel Guialo, Dalva Peres, Kássia César e Aznaide Carlos (meias- distâncias).