Jornal dos Desportos

Director: Matias Adriano
Director Adjunto: Policarpo da Rosa
Modalidades

Morten Soubak estreia com expulso

Silva Cacuti - 28 de Julho, 2018

Morten Soubak treinador da equipa de andebol snior feminina do 1 de Agosto

Fotografia: DR

A expulsão do treinador da equipa de andebol sénior feminina do 1º de Agosto, Morten Soubak, durante o jogo de estreia da sua equipa, a contar para o 40º campeonato nacional, foi a nota de destaque do terceiro dia de disputa da prova. Morten viu a cartolina vermelha, na sequência da sanção progressiva por protestos à actuação da arbitragem, quando a sua equipa levava uma vantagem no marcador superior a 15 golos, diante da Casa do Pessoal do Porto do Lobito a quem venceu por 38-16.
Ao cabo de dois dias de disputa dos campeonatos, os treinadores e dirigentes têm-se destacado no que toca à indisciplina. Além de Morten Soubak, foram também admoestados com cartões amarelos, os treinadores Pedro Neto (Marinha de Guerra -masculina), Adão Malonda (Organizações Joyce de Cabinda) e os dirigentes  Maki Amós (oficial do Interclube), José da Silva (oficial do Progresso do Sambizanga) e a atleta Suzete Cazanga (Petro de Luanda) que vai cumprir um jogo de suspensão, \"por desrespeito e desobediência manifestada\", segundo comunicado da organização.
Excepto Morten Soubak, cuja sanção deve constar do comunicado de hoje, todos os casos  reportados implicam o pagamento de multas, cada uma, no valor de 20 mil kwanzas.
Vários atletas são admoestados com cartões vermelhos ou amarelos que não implica qualquer castigo.

TREINADORES
E ÁRBITROS EM DIA
DE REFLEXÃO

A organização dos 40º campeonatos nacionais de andebol seniores masculinos e femininos organiza hoje, primeiro dia de pausa, um encontro de balanço entre os treinadores e os árbitros.
O encontro vai ser dirigido pelo instrutor da Federação Internacional de Andebol (IHF), António Goulão. O especialista português, convidado da Federação Angolana de Andebol, dirigiu o curso de refrescamento dos árbitros com vista a competição.
Os treinadores e os árbitros vão interagir numa \"cavaqueira\" para avaliar o desempenho de uns e de outros, partilhar ideias, para que os níveis do campeonato sejam cada vez melhores.
Durante a formação dos árbitros, António Goulão teve também um breve encontro com os treinadores das equipas envolvidas no campeonato.