Jornal dos Desportos

Director: Matias Adriano
Director Adjunto: Policarpo da Rosa
Modalidades

Nacionais podem voltar a Benguela

Silva Cacuti - 03 de Outubro, 2015

Equipas femininas de juvenis podem desfilar nos pavilhões das Acácias Rubras

Fotografia: Arimateia Baptista

A província de Benguela é a única que manifestou desejo de acolher os campeonatos nacionais de andebol, em juniores e juvenis femininos, referentes à época de 2015. A Federação Angolana de Andebol (FAND) estabeleceu o dia 30 de Outubro, como data limite para a apresentação das candidaturas para as províncias, que queiram acolher as referidas provas.

Embora o prazo de apresentação de candidaturas esteja alargado, Benguela coloca-se na "pole position", muito pela sua posição geográfica que acaba por ser facilitadora às equipas das províncias do interior, em relação a aspectos como a deslocação e logística.

No início do ano, o presidente da FAND, Pedro Godinho, destacou o potencial da província de Benguela no que diz respeito à modalidade e defendeu que a província merecia a atenção do órgão reitor para que seja palco de campeonatos nacionais, em momentos distintos. O responsável falava em Benguela, na abertura dos campeonatos nacionais de juniores, referentes à época de 2014.

De acordo com uma nota da Federação, para se candidatar, as equipas devem apresentar um caderno de encargos e uma garantia de apoio da entidade governativa local.

No documento, a Federação notifica as equipas sobre o valor das taxas de participação, fixados em 60 mil kwanzas para os juniores e 40 mil kwanzas para os juvenis.Os campeonatos de 2014 foram disputados em duas cidades de províncias diferentes. Benguela acolheu as provas de juniores, enquanto Lubango acolheu as provas da categoria de juvenis.