Jornal dos Desportos

Director: Matias Adriano
Director Adjunto: Policarpo da Rosa
Modalidades

Osso duro de roer

Teresa Luis - 05 de Dezembro, 2019

Pupilas de Morten Soubak esto motivadas depois do triunfo diante da Eslovnia

Fotografia: DR

Determinada em somar o segundo triunfo, a Selecção Nacional  defronta hoje às 12h30, a similar da Noruega, em jogo a contar para a quarta jornada do Grupo A, do 24º Campeonato do Mundo sénior feminino de andebol, que se disputa no Japão, até 15 do mês em curso.
O Pavilhão Aqua Dome acolhe o encontro entre angolanas e norueguesas, com favoritismo das vice-campeãs do mundo. As comandadas de Morten Soubak precisam de apostar no rigor defensivo e no ataque eficaz, para fazer frente às pupilas de  Thorir Hergeirsson.
Em 15 presenças efectivas na prova, o "sete" nacional nunca venceu o conjunto adversário.  Em 2007, as nórdicas venceram 32-26, no Mundial de França,  quatro anos depois no Brasil (26-20), 2013 na Sérvia (26-21) e (30-20), nos Jogos Olímpicos Rio'2016.
 Nos jogos amistosos, em 2017, Portugal, as campeãs africanas perderam (32-27) e (30-24). A Noruega entra para a quadra  com rótulo de selecção que mais vezes subiu ao pódio do Mundial. No cômputo geral, ganhou três títulos, quatro medalhas de prata e três de bronze.
 Os números revelam a superioridade das comandadas de Thorir Hergeirsson, onde a central Stine Oftedal é o principal esteio, eleita melhor jogadora do campeonato da Alemanha.Na pausa de ontem, as Pérolas ensaiaram o desafio com as nórdicas. Durante o treino, Soubak e pupilas privilegiariam os sistemas defensivos (6-0 e 5-1), a par da marcação de remates na linha dos sete metros. 
 Isabel Guialo "Belinha" e companheiras querem fazer das contrariedades a principal divisa para equilibrarem o jogo. Albertina Kassoma (pivô), Aznaide Carlos, Magda Cazanga (laterais), Janeth Santos (ponta), Teresa Almeida "Bá" e Wuta Dombaxi, sem desprimor para as demais, devem motivar as colegas durante os 60 minutos.
 A Noruega lidera o grupo, com seis pontos, saldo de três vitórias em igual número de partidas, ao passo que Angola está na quarta posição com dois, resultado de duas derrotas e um triunfo.
 Na outra partida, Cuba mede forças com a Eslovénia e Sérvia joga com a Holanda.  O "duelo" europeu é o mais equilibrado do dia.

JOGOS DA QUARTA
RONDA DO MUNDIAL


PAVILHÃO AQUA DOME

 Grupo A
 Cuba - Eslovénia - 7h00
 Sérvia - Holanda- 10h00
 Noruega - ANGOLA - 12h30
 PAVILHÃO PARK DOME

Grupo D
C.Democrático - China - 7h00
 Japão - Rússia - 10h00
 Suécia - Argentina - 12h30
 
RESULTADOS
DOS GRUPOS B E C

 
Montenegro - Roménia - 27-26
 Cazaquistão - Espanha - 16-43
Austrália - Coreia do Sul - 17-34
 Hungria - Senegal - 30-20
 Alemanha - França - 25-27
 Dinamarca - Brasil - 24-18