Jornal dos Desportos

Director: Matias Adriano
Director Adjunto: Policarpo da Rosa
Modalidades

Pas homenageia os patriarcas

Silva Cacuti - 17 de Maio, 2018

Actividades decorrem em quase toda a parcela do territrio nacional

Fotografia: Jos Cola | Edies Novembro

Manuel da Costa, Macias, Ernesto Lara, Irmãos Almeida, Dantas Cardoso, José Cardoso, Marcelino Lima e Espírito Santo são alguns nomes de jovens envolvidos no movimento de massificação, que a 20 de Maio de 1974 culminou com a criação dos primeiros núcleos de andebol, nomeadamente, o Neves Bendinha, INEF, Sporting e Ferroviário. Hoje, considerados os pais do andebol, recebem homenagens de todo o país, em virtude da passagem de mais um aniversário do dia consagrado à modalidade.
Benguela, a segunda maior praça do andebol nacional, abriu as festividades com a disputa do torneio \"Benguela 101 anos\", que junta as equipas da Casa do Pessoal do Porto do Lobito, Crisgunza, Electro do Lobito, Progresso do Sambizanga, Atlético do Namibe e um misto local de atletas juniores.
A prova, jogada no sistema de todos contra todos até sábado, junta as festividades do dia nacional do andebol ao 101º aniversário da cidade, que hoje se assinala.
No Huambo, uma maratona marcada para o sábado, constitui o principal acto comemorativo. O evento inicia de manhã, com jogos dos escalões de formação e encerra a noite, com jogos de seniores e de ex-praticantes. No domingo, ainda inserido nas festividades da data, tem lugar a abertura dos campeonatos provinciais nas distintas categorias, segundo o presidente da Associação Provincial de Andebol do Huambo. Estão inscritas, na maratona e no campeonato provincial, as equipas do Clube Desportivo Tchapesseca, AJM, Núcleo da Josil, Petro do Huambo e Escolinha do São João.
O Bié marcou para domingo o arranque do campeonato provincial, como forma de festejar a data. A iniciativa, no entanto, pode esfumar-se devido à carência financeira com que as equipas se debatem, segundo José Mahula, presidente da Associação local.
\"Agendamos o arranque dos nossos campeonatos para o dia 20, como forma de assinalar a data, mas as equipas alegam dificuldades financeiras e é provável que os provinciais não arranquem na data.
No Uíge, cidade do GD Renascimento, o tetra-campeão nacional de andebol em juvenis masculino, não há nenhuma agenda conhecida para a data.
Em Luanda, a data começa a ser celebrada a 19, com a disputa de jogos entre ex-praticantes, masculino e feminino, sob a égide da Associação Provincial de Andebol. A Associação agendou também o clássico do andebol nacional e africano, entre as equipas seniores femininas do 1º de Agosto e do Petro de Luanda, para o dia 22 do corrente. O jogo é de acerto à primeira jornada da segunda volta do campeonato provincial.
 A nível da Federação, as festividades são marcadas pela inauguração da nova sede federativa, no dia 20 e no dia 26 realiza-se a Assembleia-geral.