Jornal dos Desportos

Director: Matias Adriano
Director Adjunto: Policarpo da Rosa
Modalidades

Pedro Godinho aguardado no Bié

João Constantino, no Cuito - 05 de Abril, 2013

Godinho vai também tomar conhecimento sobre o curso de treinadores no Bié

Fotografia: Jornal dos Desportos

O presidente de direcção da Federação Angolana de Andebol Pedro Godinho é aguardado amanhã na cidade do Cuito, onde durante algumas horas vai trabalhar com os dirigentes da modalidade na província do Bié.

Segundo o presidente da Associação de Andebol do Bié, Victor Essuvi, a visita de Pedro Godinho antecede a realização de um curso de formação para monitores e técnicos de andebol que inicia segunda-feira, na cidade do Cuito.

“Vamos trabalhar durante algumas horas com o presidente da Federação, já que o mesmo tem visita agendada para as províncias do Huambo e do Kuando-Kubango”, disse.

Victor Issuvi afirmou ainda que na acção de formação vão participar professores de educação física e monitores dos nove municípios da província e do Kuando-Kubango, que durante uma semana serão capacitados por técnicos da Federação de Andebol.

O presidente da Associação de Andebol do Bié mostrou-se satisfeito pelo facto da direcção provincial da Juventude e Desportos ter garantido uma verba anual de cerca de um milhão de kwanzas para as associações e núcleos desportivos na província.

“Este é um passo muito importante, uma vez que o Governo está a mostrar muita vontade em apostar na massificação desportiva na província. Agora é necessário trabalharmos para mostrarmos que merecemos esta confiança que está a ser depositada nas Associações”, disse.


Edgar Neto
Técnico advoga forma desportiva
para "atacar" competições africanas


A obtenção de boa forma desportiva e física para disputar as competições africanas, nomeadamente a Supertaça africana e a Taça das Taças, foi apontada pelo treinador adjunto da equipa de andebol sénior feminina do Petro de Luanda, Edgar Neto, como o principal objectivo da equipa técnica na fase inicial do campeonato provincial da modalidade.

Segundo Edgar Neto, em entrevista quarta-feira à Angop, no final do jogo da quarta jornada do campeonato provincial de andebol, em que o Petro venceu a Marinha (29-27), as atletas estão a fazer longas horas de trabalhos específicos para adquirirem a forma desportiva necessária no sentido de ganharem a Super Taça e a Taça das Taças de África.

“Nós estamos preocupados com os compromissos futuros e, por isso, temos que trabalhar a forma física. As nossas atletas estão a receber um volume de carga muito alto, para dentro de duas semanas estarem em boa forma desportiva, para competirem nas taças africanas, que são de muito interesse para o clube”, sublinhou.

Referiu que habitualmente a equipa do Petro no início de cada época apresenta-se desnivelada, o que obriga a equipa técnica a fazer um trabalho aturado para a obtenção dos níveis essenciais de competição.