Jornal dos Desportos

Director: Matias Adriano
Director Adjunto: Policarpo da Rosa
Modalidades

Prolas comeam com Sucia

Silva Cacuti - 05 de Dezembro, 2015

Sete nacional embarca hoje para Dinamarca para disputa do Mundial da modalidade

Fotografia: Santos Pedro

Detentora de mais experiência em campeonatos do mundo, (12 presenças) a Selecção Nacional sénior feminina de andebol, "Pérolas," pode ter de recorrer a este factor para  impor-se à similar da Suécia (oito campeonatos) quando se defrontarem às 20h45, em partida da ronda inaugural do grupo B preliminar, do 22º Campeonato Mundial que decorre desde hoje na Dinamarca. O grupo B está sediado na cidade de Naestved.

 Para lá do historial de cada, o jogo vai opor duas equipas, com ambição primária de passar à outra fase da prova. O discurso dos seus treinadores assemelha-se.

João Florêncio, técnico da equipa angolana leva a missão de melhorar o 16º lugar da última presença, enquanto Thomas Sivertsson da Suécia diz peremptório que "se chegar aos oitavos de final já ficará satisfeito".

Espera-se uma partida equilibrada, em que cada vai procurar tirar o máximo das principais unidades.

João Florêncio deve  preocupar-se em anular a meia distância Isabelle Guelden "Bella", a mais referenciada das adversárias, que actua no campeonato dinamarquês, ou seja, vai jogar em casa. Mais preocupações deve vir da actuação de Linnea Torstenson e Johanna Ahlm que definem a cadência da equipa sueca, se as deixarem jogar.

Para desfeitear o adversário, o treinador angolano deve encontrar melhor gestão para as actuações de Azenaide Carlos, Luisa e Natália Bernardo. A irreverência de Marta dos Santos e o bom momento de Elizabeth Viegas são trunfos para a equipa nacional.A Suécia não esteve na última edição da prova, o palmarés é embelezado com um sexto lugar conseguido na edição de 1993. Curiosamente preparou-se também em Espanha, na região de Fuerteventura. Mas não ficou por aí, teve passagem pela Dinamarca e trabalhou também na Suécia, com vários jogos pelo meio, o último dos quais, antes de ontem, diante da Roménia.

A Selecção Nacional fez o último jogo a 29 de Novembro, diante da Tunísia, no fecho de um torneio em Gijon e instalou-se em Bilbao, onde fez os últimos acertos. Em território espanhol a equipa nacional disputou dois torneios, com um total de cinco jogos efectuados com um saldo de três vitórias e duas derrotas. A equipa marcou 136 vezes e consentiu 129.

João Florêncio conta para a empreitada com as seguintes atletas: Cristina Branco, Teresa Almeida e Ivete Simão (guarda -redes), Azenaide Carlos, Isabel Guialo, Vilma Nenganga e Magda Cazanga (meias -distância), Lurdes Monteiro, Luísa Kiala e Wuta Dombaxi, Janete dos Santos, Elisabeth Cailo, Matilde André, Juliana Machado e Marta dos Santos (pontas), Elisabeth Viegas e Liliana Venâncio (pivôts) e Natália Bernardo (central).

Amanhã  a equipa nacional defronta a Holanda e  folga no dia 7. A equipa retorna à competição no dia 8, para jogar diante de Cuba e no dia 9 vai ter como adversária a similar da Polónia. Após nova folga, no dia 10, o “sete nacional” fecha a primeira fase diante da China no dia 11 de Dezembro.