Jornal dos Desportos

Director: Matias Adriano
Director Adjunto: Policarpo da Rosa
Modalidades

Pérolas jogam para Natália

06 de Junho, 2017

Campeãs africanas ensaiam jogadas em Portugal

Fotografia: José Cola| Edições Novembro

A internacional angolana Juliana Machado disse que as pré-convocadas para o campeonato mundial da Alemanha, em Dezembro, vão procurar colocar em prática, em todos os jogos, os ensinamentos da capitã Natália Bernardo, indisponível para esta prova por motivos pessoais.

“Lamentamos a ausência da Natália (MVP do último africano realizado em Luanda, em 2016), uma vez que é a mais velha do grupo, uma atleta muito experiente e que actua como uma conselheira e treinadora dentro das quadras”, expressou a ex-jogadora do Guardes de Espanha.

A ponta-direita do 1º de Agosto admitiu tratar-se de uma baixa de vulto, que afectou consideravelmente o grupo, sobretudo, as mais novas e as estreantes.

A jovem de 23 anos de idade afirmou que a Selecção Nacional está animada, motivada para uma boa preparação e para enfrentar qualquer adversário durante o Mundial, em que tem como objectivo atingir o pódio pela primeira vez.

Recorda-se que Angola atingiu os oitavos-de-final da última edição disputada na Dinamarca, em 2015.

Em Portugal, “o sete nacional” é liderado tecnicamente pelo dinamarquês Morten Soubak e cumpre um micro estágio de duas semanas (6 a 17), na zona de Gaia. No plano de jogos amistosos, vai efectuar quatro jogos amigáveis, dos quais dois com a Noruega - a actual campeã mundial - e os restantes com equipas locais. O Desportivo de Gaia e o Passos Manuel são os outros adversários.

Estão na cidade do Porto as estreantes Natália Kamalandula (Petro de Luanda), Claudete Carlos, Ruth João, Swelly Simão, Vilma da Silva (Marinha) e Cassia César (Passos Manuel de Portugal). Fazem também parte do grupo, Albertina Cassoma, Dalva Peres, Isabel Guialo, Juliana Machado (1º de Agosto), Azenaide Carlos, Joana da Costa, Magda Cazanga, Manuela Paulino, Rissia Oliveira, Teresa de Almeida “Bá”, Vilma Nenganga (Petro de Luanda), Janete dos Santos e Neide Barbosa (Progresso do Sambizanga).

De acordo com fonte federativa, as Pérolas de África participam em Novembro do Torneio das Nações, prova reservada e a campeãs continentais.