Jornal dos Desportos

Director: Matias Adriano
Director Adjunto: Policarpo da Rosa
Modalidades

Petrolíferas pretendem cimentar liderança

Silva Cacuti - 22 de Abril, 2013

Equipa angolana encerra fase de grupos diante do Heritage da RDC

Fotografia: Jornal dos Desportos

A equipa sénior feminina de andebol do Petro de Luanda procura hoje consolidar a primeira posição do Grupo A da Taça Africana dos Vencedores das Taças que decorre na Tunísia, quando defrontar a formação do Heritage, da RDC, em partida que vai marcar a última jornada do grupo preliminar.Petrolíferas e congolesas vão para a derradeira jornada com igual pontuação, embora a equipa angolana tenha mais folga nos números.

O Petro conseguiu em duas jornadas um total de 60 golos marcados e 32 sofridos, números que todas as equipas inscritas estão longe de alcançar.

O favoritismo das angolanas é alicerçado pela história recente dos jogos entre as duas equipas. Um recuo até Novembro de 2012 leva-nos a encontrar o último confronto entre as duas formações, com expressiva vitória, 35-14, para as angolanas, com vantajosos 15-5 ao intervalo em jogo da Taça dos Campeões.

Em Abril de 2012, para a Taça das Taças, em Tunis, Tunísia, a derrota congolesa foi mais copiosa, 27-9.

À equipa petrolífera que esteve na Taça dos Campeões faltam algumas unidades, como as manas Kiala, Luísa e Marcelina, mas pujança para vencer o Heritage, não falta ao Petro de Vivaldo Eduardo.

Por isso hoje pode acontecer apenas um jogo de cumprimento de calendário.

Ontem a prova teve o primeiro dia de folga. Antes, para a primeira e segunda jornadas a equipa campeã nacional venceu facilmente o Tazarka, da Tunísia, que jogava no seu reduto por 30-10 e o Interclub da República do Congo por 30-22.

Amanhã, nova pausa na prova, para, na quarta-feira as equipas dos dois grupos da fase preliminar se defrontarem em sistema cruzado. O primeiro classificado de um grupo defronta o quarto de outro, ao passo que segundo e terceiro classificados também medem forças entre si.  Silva Cacuti