Jornal dos Desportos

Director: Matias Adriano
Director Adjunto: Policarpo da Rosa
Modalidades

Plantel preocupa seleccionador

Silva Cacuti - 14 de Maio, 2013

Vivaldo Eduardo deposita confiança no seu grupo

Fotografia: Jornal dos Desportos

O seleccionador nacional sénior feminino de andebol, Vivaldo Eduardo, disse que lhe preocupam as ausências de jogadoras influentes no grupo de convocadas com que está a dar início à preparação visando a presença no Campeonato do Mundo que este ano disputa-se na Sérvia. “Me preocupa este processo todo, mas, como treinador tenho que me centrar nas que aqui estão”, comentou.

Depressa, o treinador cortou o raciocínio e tratou de elogiar o grupo de jovens jogadoras com que está a trabalhar. “São muito jovens, mas demonstram uma grande vontade de trabalhar, e quero contar com elas e ver qual é a resposta que este grupo vai dar no torneio que temos pela frente”, disse. No momento de chamar o grupo de trabalho, o treinador confrontou-se com as indisponibilidades de Nair Almeida e Elzira Barros que alegaram questões pessoais para solicitar que fossem dispensadas.

Azenaide Carlos, está fora do grupo por lesão. O treinador não conta também com Odeth Tavares, Luísa Kiala e Marcelina Kiala que não estão a competir nos respectivos clubes. A alternativa de Vivaldo Eduardo foi chamar ao grupo atletas novas que maioritariamente vêm de andanças em outras selecções de escalão menor.

Referindo-se às solicitações que teve o treinador disse compreender a situação das jogadoras. “Estas atletas tem algumas situações, que não vamos chamar problemas, que justificam a sua ausência deste grupo de trabalho. Sentimos que têm vontade de aqui estar, mas a sua presença aqui pode prejudica-las noutros compromissos, compreendemos isso”. O treinador mostrou-se esperançado de que até Dezembro, mês de disputa do mundial, ao menos duas ou três das atletas que hoje estão indisponíveis estejam em condições de se juntar ao grupo da selecção nacional na fase derradeira de preparação para a prova mundial.

A Selecção Nacional trabalha desde sábado no Dream Space, com um grupo constituído pelas seguintes atletas: Valdemira Van-dúnem, Teresa Almeida e Sílvia Mulabo (guarda-redes); Magda Cazanga, Natália Bernardo, Isabel Guialo, Marta dos Santos, Wuta Dombaxi, Acilene Sebastião (meia-distâncias); Joelma Viegas, Juliana Machado, Isabel Fernandes e Iracelma Silva (pontas); Albertina Cassoma e Anastácia Sibo (pivot). O torneio das quatro nações disputa-se em Seul, Coreia do Sul, de 23 a 26 do corrente com a participação das selecções nacionais de Angola, Coreia do Sul, Espanha e Rússia.