Jornal dos Desportos

Director: Matias Adriano
Director Adjunto: Policarpo da Rosa
Modalidades

Pódio angolano

Francisco Carvalho - 13 de Outubro, 2013

A equipa sénior feminina de andebol do Petro de Luanda conquistou ontem o 19º troféu dos Clubes Campeões Africanos

Fotografia: Jornal dos Desportos

A equipa sénior feminina de andebol do Petro de Luanda conquistou ontem o 19º troféu dos Clubes Campeões Africanos ao bater o 1º de Agosto, por 31-27, na final angolana disputada na cidade de Marrakesh, Marrocos.

Vivaldo Eduardo, técnico do Petro de Luanda, criou um sistema táctico que surpreendeu as militares do Rio Seco. As meninas do Catetão entraram na partida decididas a levar o troféu à sua galeria. Aos 17 minutos da primeira parte, já venciam por 10-3, o que espelha a velocidade na transição defesa-ataque.

A sonolência do 1º de Agosto tardou em passar e o Petro de Luanda aumentou o pecúlio a cada minuto de jogo. Aos 20 minutos, o placard registou 14-5; aos 25 minutos, 17-6 e chegou ao final da primeira parte a vencer por 18-10.

No tempo complementar, o 1º de Agosto alterou o sistema táctico e equilibrou a partida. A cada investida das petrolíferas, a resposta era proporcional.

Aos 5 minutos, cada equipa marcou mais dois golos. A defesa militar respondia bem a ataque das adversárias e aos 10 minutos, marcou mais quatro golos contra dois das petrolíferas; Aos 20 minutos, Petro de Luanda vencia por quatro golos de diferença: 25-21.

A superioridade das meninas do Catetão voltou ao de cima e as militares sucumbiram ao ataque demolidor. Cinco minutos antes da partida, o placard apontou 28-22. Até ao final do jogo, as petrolíferas marcaram mais três golos contra cinco das militares.

PROGRESSO NO PÓDIO

Para o terceiro lugar, o Progresso do Sambizanga superou o Inter do Congo, numa partida muito equilibrada. As angolanas venceram por 33-30, quando ao intervalo vencia por um golo: 12-11.

Pela primeira vez na história do campeonato, três equipas angolanas ocuparam o pódio.