Jornal dos Desportos

Director: Matias Adriano
Director Adjunto: Policarpo da Rosa
Modalidades

Progresso quer melhorias na prova

Silva Cacuti - 02 de Outubro, 2014

Formação do Progresso Associação do Sambizanga está inserida no grupo A da Taça dos Clubes Campeões Africanos competição a decorrer este mês na Tunísia

Fotografia: José Soares

O técnico da equipa sénior feminina de andebol do Progresso do Sambizanga, Armando Gumbe, quer melhorar o terceiro lugar da edição anterior, quando disputar de 8 a 19 do mês em curso na 36ª edição da Taça dos Clubes Campeões Africanos, em Tunis,Tunísia.Depois de ter ficado com a medalha de bronze em 2013, na prova que se disputou em Marrocos, o técnico disse ter um grupo bem mais coeso e apontou a melhoria da classificação como meta a atingir.

"O grupo está compenetrado para fazer uma boa prova na Tunísia. A preparação decorre sem sobressaltos e esperamos que seja assim até ao final”, expressou.Temos maior qualidade em relação a edição passada, em que conseguimos fazer história e queremos voltar a repetir”, sublinhou.Para esta empreitada, a equipa de Armando Gumbe reforçou-se com Liliana Paixão e Ngalula Kanka (ASA), Matilde André e Anastácia Sibo, cedidas pelo Petro de Luanda.A equipa do Sambizanga está no grupo A, o mesmo do Petro Atlético de Luanda, detentor do título FAP (Camarões), África Sport (Costa do Marfim), Nuru (RD Congo) e Mikishi (RD Congo).

GOVERNO DO CUNENE
APOSTA NA MASSIFICAÇÂO

O director da Juventude e Desportos no Cunene, António José Wakanhuku, informou quarta-feira, em Ondjiva, que o governo local vai adquirir ainda este ano material desportivo de diversas modalidades, com vista a massificar o desporto local. Ao falar à Angop, sobre o Programa de Massificação Desportiva na província, sublinhou que se trata de material das modalidades de futebol, andebol, basquetebol, voleibol, hóquei patins, futsal e xadrez.

António Wakanhuku disse que os equipamentos desportivos vão ser distribuídos a nível dos seis municípios.“O que se quer é revitalizar a prática do desporto em toda a província do Cunene”, adiantou o responsável, que esclareceu que o Cunene conta actualmente com espaços suficientes para a prática de várias modalidades, destacando-se 12 campos polivalentes, distribuídos a nível das sedes municipais e em algumas comunas, bem como um pavilhão multiuso, na cidade de Ondjiva.

Competição
Petro e Marinha abrem quadrangular


As equipas do Petro de Luanda e da Marinha de Guerra fazem o jogo de cartaz da primeira jornada do torneio quadrangular inserido na preparação das equipas angolanas para a 36ª edição da Taça dos Clubes Campeões Africano de andebol, em seniores femininos, que se disputa em Tunis, de 8 a 19 do corrente. No outro jogo,  o Progresso  Sambizanga defronta o Asa.A prova disputa-se nesta sexta-feira e sábado. O molde de disputa coloca os vencedores da primeira jornada como finalistas da prova, enquanto as derrotadas disputam o terceiro lugar.

Os jogos vão ter como palco o recinto do Catetão. Amanhã, tem início marcado para às 17h00 e no sábado às 15h00. O torneio é organizado pelo Petro de Luanda, campeão continental e conta com a participação da equipa do Progresso, que também vai participar na competição africana, ainda a Marinha de Guerra, terceiro classificado do campeonato nacional e a formação do ASA.

O Progresso  Sambizanga que ambiciona o pódio continental está reforçado com Matilde André e Anastásia Sibo, ex-Petro, além de Liliana Paixão e Ngalula Kakna, do Asa.O Petro de Luanda vai jogar a fase preliminar inserido no grupo A, ao lado do Progresso do Sambizanga, FAP dos Camarões, Africa Sport de Abidjam, Nuru e Mikishi.O 1º de Agosto, vice campeão continental, encabeça o grupo B, ao lado das equipas do TKC, dos Camarões, Phoenix do Gabão, Nouasser do Marrocos e os representantes da República do Congo e da Tunísia.
                                                 SILVA CACUTI