Jornal dos Desportos

Director: Matias Adriano
Director Adjunto: Policarpo da Rosa
Modalidades

Prolas comeam a esboar Mundial

Silva Cacuti - 25 de Maio, 2019

Sete nacional segue viagem hoje para Bucareste palco do torneio internacional

Fotografia: Edies Novembro

Uma sessão de trabalho, no período matinal, marca o encerramento, hoje, da curta preparação da Selecção Nacional sénior feminina, também conhecida por Pérolas, que segue, na noite de hoje, para Bucareste, Roménia, onde vai disputar de, 27 a 31 do corrente, o Troféu Carpati, a convite da federação romena da modalidade.

A participação da Selecção Nacional insere-se na sua preparação, para o campeonato mundial do Japão em 2020. A equipa começou a preparação na quarta-feira, dia em que foi oficialmente apresentada, teve sessões bi-diárias na quinta-feira. Ontem, no período da manhã, a equipa fez trabalho de ginásio e voltou ao campo às 17H00.

É o primeiro ciclo de preparação da equipa orientada por Morten Soubak, que, antes, em Agosto, a selecção disputa a 12ª edição dos Jogos Africanos, em Marrocos e, no mês de Setembro, de 27 a 29, joga o Torneio Pré-Olímpico no Senegal.No Troféu Carpati, Angola vai defrontar as equipas A e B da Roménia e ainda a similar do Japão.

Administrativamente, as condições para a participação no evento estão garantidas. Segundo Pedro Godinho, presidente da federação, a participação no evento é graças aos parceiros da instituição, que cobriram com patrocínios. Durante os dias de trabalho em Luanda, a Federação Angolana de Andebol (Faand) disponibilizou um subsídio de 20 mil Kwanzas e, para os dias de competição, cada integrante da selecção vai ter um prémio de 500 Euros.

A viagem da equipa vai ser pela companhia aérea holandesa, KLM, seguindo a rota Luanda - Amsterdão - Bucareste. Em Amsterdão, junta-se ao grupo a influente Isabel Guialo, que evolui no Kisvárdai KC da Hungria.

Morten Soubak leva as seguintes atletas: Albertina Cassoma, Helena de Sousa, Helena Paulo, Iracelma da Silva, Janeth dos Santos, Juliana Machado, Liliana Venâncio, Natália Bernardo, Magda Cazanga, Teresa Almeida \"Bá\", Vilma Chissola, Vilma Nenganga, Ruth João, Wuta Dombaxi e Natália Camalândua.O último convite que a selecção nacional teve foi em Julho do ano passado, para a disputa de um torneio na República Democrática do Congo, em que foi representada pela equipa do 1º de Agosto.