Jornal dos Desportos

Director: Matias Adriano
Director Adjunto: Policarpo da Rosa
Modalidades

Prolas defrontam hoje a Romnia

Silva Cacuti - 01 de Junho, 2019

A Seleco Nacional vai jogar o torneio do Jogos Africanos, no ms de Agosto

Fotografia: M.Machangongo | Edies Novembro

A Selecção Nacional sénior feminina, também conhecida pelo nome de "Pérolas" começou ontem com vitória, 26-21, sobre a similar do Japão, a participação no torneio internacional Carpati, em Braila, Roménia. Hoje, Angola defronta a equipa B da Roménia.
Ao intervalo, as Pérolas venciam já por 13-11. É o primeiro ciclo de preparação da selecção nacional para os compromissos deste ano, que culminam com a disputa, em Dezembro, do Campeonato do Mundo no Japão.
Além do mundial, a Selecção Nacional vai jogar o torneio do Jogos Africanos, no mês de Agosto, e o pré-olímpico do Senegal, em Setembro.
Angola começou de forma tímida a partida e consentiu uma vantagem, 0-3, das adversárias. A equipa orientada por Morten Soubak levou tempo a recompor-se, embora as adversárias não mostrassem também muita apetência pela baliza.
Ao minuto cinco, Angola logrou o primeiro golo na partida e só voltou a marcar ao minuto 12. A Selecção Nacional fez o empate a três golos e o jogo ficou na toada do equilíbrio até perto do intervalo, quando Angola tinha dois golos de vantagem, 13-11.
No reatamento, o conjunto angolano teve o jogo estabilizado. O parcial de 8-4 nos primeiros 12 minutos desta etapa, foram fundamentais para dar rumo ao jogo. Mesmo os momentos de má abordagem, na partida, não constituíam qualquer preocupação para a equipa técnica angolana. Nunca mais as japonesas chegaram perto do empate e, no final, o placard cifrou-se em 26-21, a favor de Angola.
Do banco de suplentes, Morten Soubak e Danilo Júnior fizeram muitas anotações, sobre o desempenho do grupo.
Hoje, no seguimento do torneio, às 13H00, a equipa nacional defronta a selecção B da Roménia e, amanhã, às 15H30, vai defrontar a equipa principal da Roménia, no encerramento da prova.
A equipa nacional somou a oitava vitória, desde que perdeu pela última vez, 29-32, a 21 de Novembro de 2018, no amistoso diante da Holanda, no âmbito da preparação para o "Africano do Congo. No campeonato africano, Angola venceu, respectivamente, a Guiné (40-17); Marrocos (50-14); RDC (33-24); República do Congo (32-19); Argélia (41-17); Camarões (25-16) e Senegal (19-14).