Jornal dos Desportos

Director: Matias Adriano
Director Adjunto: Policarpo da Rosa
Modalidades

Prolas encerram ciclo de jogos na regio de Gaia

Teresa Lus - 25 de Novembro, 2016

Seleco Nacional snior feminina de andebol

Fotografia: Jos Cola

Com cinco triunfos, um empate e uma derrota, a Selecção Nacional sénior feminina de andebol encerrou quarta-feira última o estágio pré-competitivo, que realizou na região de Gaia, Portugal, com saldo positivo. As Pérolas estão deste modo, preparadas para conquistar o décimo segundo título africano, no Campeonato Africano das Nações a decorrer de 28 do mês em curso a 08 de Dezembro próximo.  

As hendecacampeãs africanas no primeiro jogo amistoso derrotaram o Leça do Palmeiras,  por expressivos 51-20. Face a inferioridade da equipa portuguesa, as Pérolas  aproveitaram para aplicar uma goleada.

No segundo teste, diante da formação espanhola do Porrinho, a Selecção Nacional não teve dificuldades para suplantar o conjunto contrário, por 30-17 e, no terceiro desafio,  o sete nacional triunfou frente à formação portuguesa do Maiastars, por 37-13.

Embora galvanizadas com três vitórias,  as Pérolas no quanto jogo de controlo consentiram empate a 33 golos com a equipa júnior masculina do FC do Porto. O encontro com os portistas foi o mais equilibrado.

Na primeira parte a selecção esteve a perder por uma diferença de três golos (17-20). Com o conjunto masculino do Aveiro as comandadas de Filipe Cruz venceram por 37-34. No sexto jogo de controlo diante do FC do Porto, a Selecção Nacional perdeu por 27-30.

Apesar da derrota a equipa técnica aplaudiu a postura do grupo e traçou estratégias para limar as últimas arestas. No último jogo de controlo disputado na quarta-feira, o sete nacional cilindrou  a equipa do Almeida Garrett por 50-9. Com a média de 37,8 golos por partida, as Pérolas marcaram 265 golos, sofreram 156 tentos e acumularam um saldo de 109 golos.

Com estas partidas, a equipa técnica augura o alcance da melhor forma desportiva, com vista à conquista do título da Taça Africana das Nações, prova que se disputa em Luanda, de 28 do mês em curso a 08 de Dezembro próximo, com a participação de nove países divididos em dois grupos.

Teresa Almeida "Bá" e Neide Barbosa (guarda-redes), Aznaide Carlos, Isabel Guialo, Lourena Carlos, Magda Cazanga e Vilma Neganga (meia-distâncias), Lurdes Monteiro, Luísa Kiala e Wuta Dombaxi (universais), Janeth Santos, Juliana Machado, Joelma Viegas, Dalva Perez, Natália Bernardo e Carolina Morais (pontas), Albertina Kassoma e Liliana Venâncio(Pivôs) são as jogadoras que integram a Selecção Nacional.

DELEGAÇÕES
Aremou chega hoje


O presidente da Confederação Africana de Andebol (CAHB), Aremou Manserou, tem chegada prevista para hoje, sexta-feira a Luanda, a partir das 13h00. A vinda do presidente da CAHA esta inserida na realização da XXII do Campeonato Africano das Nações (CAN), a disputar-se na capital angolana de 28 do mês em curso a 8 de Dezembro próximo.

Ainda hoje está prevista a chegada do vice-presidente da CAHB, Medhata El beltagy e os árbitros de categoria IHF (Federação Internacional de Andebol). Foram convocadas cinco duplas, sendo quatro masculinas e uma feminina, nomeadamente Beloum Sonia/Zoehing Ida (Burquina Faso) e Mahery Asmina/Maher Heidi (Egipto).

Constam ainda da lista as duplas Tshilanda Gisele/Amba Ngombo Felly( Congo Democrático), Abdoulaye Faye /Diop Fadel (Senegal) e Karim Gasmi/Raoul Gasmi(França). Os juízes nacionais que ascenderam a categoria da CAHB, Hélvio Gomes/Pedro Pinto e Tomás Chitangue/Escurinho António podem eventualmente fazer parte dos reservas. A comitiva da confederação integra também analistas, secretários, especialistas e contabilistas.

As distintas delegações tem chegada agendada para amanhã. Os oficiais da confederação ficam hospedados no Hotel Victória Garden.
Teresa Luís