Jornal dos Desportos

Director: Matias Adriano
Director Adjunto: Policarpo da Rosa
Modalidades

Prolas prontas para pr-olmpico

Silva Cacuti - 21 de Setembro, 2019

Fotografia: Agostinho Narciso | Edies Novembro

A Selecção Nacional de andebol sénior feminina,também designada por "Pérolas", faz hoje a última sessão de treinos que marca o fim da preparação para o torneio pré-olímpico de Dakar, Senegal, que vai decorrer no pavilhão Dakar Arena, de 26 a 30 do corrente. A equipa orientada pelo dinamarquês Morten Soubak segue viagem, amanhã, para o palco da competição e deve chegar na segunda-feira.

O objectivo de desembarcar com antecedência ao palco de jogos é para "efectuar alguma adaptação", segundo Mortem Soubak. Falando à imprensa no final de uma de duas sessões de treino de ontem, o treinador minimizou o facto das senegalesas jogarem emcasa. Morten Soubak mostrouque está atento às rivais e revelou que efectuaram duas novas naturalizações."Oiço muito falar Senegal,Senegal, mas vejo um pouco diferentes.

Levo um pouco do CAN de Brazzaville em consideração, também do "Africano de Rabat", em que o Senegal não esteve presente. Sei quacabaram de naturalizar mais atletas que actuam no Fleiry Loiret Handbal, uma equipa detopo de França, e reforçaram aselecção para o pré-olímpico.Mas vejo os jogos tanto com a RDC, Camarões ou Senegal, como finais. Não vejo nenhuma muito mais forte que outra. Acho que o torneio está mais

equilibrado do que nunca. Então,temos de nos preocupar com cada dia de jogo ", disse. Na sessão matinal de ontem, o treinador trabalhou mais os aspectos defensivos e ensaiou a transição de bola. À tarde, o treinador deu primazia aos aspectos ofensivos. Foram ensaiadas as situações de defesa e ataque, tanto em inferioridade como em superioridade numérica. O treinador balanceou o trabalhocomo positivo."Fizemos trabalho de defesa,jogo de transição, treinámos as posições que queríamos treinar e foi bom", disse.

Quanto à selecção senegalesa,segundo apurámos, chega a Dakar,amanhã, depois de cumprirtoda a preparação em França.Fred Bougeant, francês ao serviço das anfitriãs, chamou apenas as atletas que evoluem naquele país europeu, com destaque para quatro unidades do Fleiry Loiret, terceiro classificado da liga francesa de andebol. As quatro panteras cedidas pelo Fleiry são Amina Sankharé, adja Cissé, Raïssa Dapina e atletas Laura Kamdop.

Angola e Senegal, finalistas do último campeonato africano das nações, capitalizam as atenções para o torneio pré-olímpico. O Senegal pretende tirarproveito do factor casa e está amobilizar o público para lotar os 15 mil lugares do moderno pavilhãoque vai acolher os jogos. São convocadas da equipa senegalesa:K.Ba (US Alfortville HB, FRA), A. Sankharé, R. Dapina,H. Cissé, L. Kamdop(Fleury Loiret HB, FRA), A. Dabo(ASUL Vaulx-en-Velin HB,

FRA), A. Diop (Achenheim Truchtersheim HB, FRA), D.Camara (Stella Sports St-Maur HB, FRA), H.Sako, D. Sy (OGCNice Côte d\'Azur HB, FRA),A.Germain (Serris Val d\'EuropeHB, FRA), K.Gomis (O. AntibesJuan-lès-Pins, FRA), N. Kanté(Sambre Avesnois HB, FRA),F.Keita (AUNIS La RochelleHB, FRA), N. Keita (MérignacHB, FRA), H. N\'Diaye (Toulon St-Cyr Var HB, FRA), P. Sylla(ASPTT Strasbourg, FRA).

Taça dos Clubes Campeões

Sem presença dos representantes na cerimónia de sorteio,que decorre hoje, em Niamey,Níger, as equipas femininas do Petro de Luanda e do 1º deAgosto passam a conhecer as adversárias para a 41ª edição da Taça dos Clubes Campeões que vai decorrer na cidade caboverdiana da Praia, de 4 a 14 de Outubro. O sorteio decorre à margem da disputa do Campeonato Africano das Nações em cadetes feminino.

O Petro de Luanda, vice -campeão e detentor da Taça de Angola, vai à competiçãocom interesse na recuperação do título perdido para as rivais do 1º de Agosto.Uma final antecipada como acontece sempre que as duas equipas angolanas entram numa prova.Nessa competição, VivaldoEduardo conta com os dois reforços,segundo uma fonte a que o Jornal dos Desportos teve acesso. A fonte não revelou as nacionalidades das jogadoras, mas sabe-se que uma é africana e outra é europeia.

As duas atletas juntam-se à equipa emLuanda nos próximos dias.Por parte do 1º de Agosto,Morten Soubak vai rodar o núcleo duro da equipa ao serviço da Selecção Nacional que de26 a 30 do corrente vai disputar o torneio pré-olímpico do Dakar, Senegal.No sector masculino, o Interclube juntamente com oKabuscorp esteve na prova em 2010, vai ser o único representante angolano, depois de se sagrar campeão nacional. Na última presença, a equipaafecta ao Ministério do Interior,comandada na altura por Tony Costa, não foi para além do sexto lugar. Neste regresso, o conjunto

que trabalha às ordens de José Pereira "Kidó" pretende melhorare alcançar a zona de medalhas.A direcção do clubetrabalha para reforçar o plantel,segundo apurámos.Edivaldo Ferreira "Moreno",que esteve a um pé de actuar pelos polícias no campeonato nacional, pode ser um dos reforços para esta campanha.Para as duas provas, masculina e feminina, estão inscritas 20 equipas, dez para cada sector. O 1º de Agosto é detentor do título, na classe feminina.