Jornal dos Desportos

Director: Matias Adriano
Director Adjunto: Policarpo da Rosa
Modalidades

Provincial de Luanda comea hoje

Silva Cacuti - 14 de Março, 2019

Clube Desportivo O Maculusso regressa vinte e cinco anos depois

Fotografia: Alberto Pedro Edies Novembro

O ressurgimento da equipa sénior feminina do Clube Desportivo O Maculusso, ausente das provas nacionais desde o longínquo ano de 1994, é a nota de destaque do campeonato provincial de Luanda a ser aberto hoje, com o confronto entre as equipas do 1º de Agosto e do Atlético Sport Aviação (ASA).
A prova, anunciou a Associação Provincial de Andebol de Luanda (Apal), não vai contar com a equipa da Epal, mas recebe outro estreante que é a equipa B do 1º de Agosto.
"Os regulamentos de competição da Faand permitem a inscrição de uma equipa B, não há problema nenhum em relação a isso", refere fonte próxima da Federação Angolana de Andebol.
Enquanto o Maculusso pode ser rebaptizado hoje, às 17H00, no recinto do Pavilhão Paulo Bunze,  diante da Marinha. O baptismo do 1º de Agosto B pode ser adiado, na medida em que, segundo apuramos, o Petro de Luanda, adversário da primeira jornada solicitou o adiamento do jogo.
Jogam a prova feminina o ASA, Petro de Luanda, 1º de Agosto A, 1º de Agosto B, Maculusso e Marinha de Guerra. A prova disputa-se num todos contra todos a duas "mãos" e, em seguida as meias-finais e final.
No sector masculino  estão inscritos o 1º de Agosto, Interclube, Petro de Luanda, Marinha de Guerra e Exército. A primeira jornada a ser disputada amanhã, inscreve, como cartaz, a partida entre o Petro de Luanda e o Interclube, no Catetão, às 19H30.
A jornada abre no campo do Gama, onde a Marinha de Guerra mede forças diante do Exército, às 18H00, enquanto o 1º de Agosto folga. O campeonato masculino vai disputar uma primeira fase com três voltas. O último desta fase fica fora da meia-final.
A prova, assegurou Vicente Francisco, vice-presidente da Apal, volta a contar com parceria da empresa Angomart que, aliás, dá nome a todas as competições da Apal até ao ano de 2020.