Jornal dos Desportos

Director: Matias Adriano
Director Adjunto: Policarpo da Rosa
Modalidades

Raul Duarte valoriza plantel

Melo Clemente - 12 de Março, 2018

Antigo seleccionador nacional dos sub-19 quer conquistar trofus ao servio do Sport Libolo e Benfica.

Fotografia: M.Machangongo | edies novembro

O técnico principal do Sport Libolo e Benfica, Raul Duarte, mostrou-se confiante numa temporada exitosa, que passa pela conquista dos troféus em que estão engajados, nomeadamente, o Campeonato Nacional de basquetebol em seniores masculinos, vulgo Unitel Basket, e a Taça de Angola, isto a nível doméstico.
Apesar das convulsões que estão a marcar as últimas semanas o seu plantel, com realce para a saída do internacional angolano, Reggie Moore, poste de 36 anos de idade, dois metros e três centímetros de altura, 107 kg, atleta que rescindiu de forma unilateral o seu contrato com as águias, por incumprimentos contratuais, para além dos americanos Jakel Foster, base de 34 anos de idade, e Andre Harris, 32 anos de idade, que abandonaram a capital do país, Luanda, alegadamente, por falta de pagamentos, o antigo director técnico da Federação Angolana de Basquetebol (FAB) mantém o seu foco virado para a conquista do troféu do Unitel Basket e da Taça de Angola.
Raul Duarte prefere valorizar os atletas que continuam ao serviço da formação do Sport Libolo e Benfica, apesar de reconhecer o potencial dos atletas \"desertores\".
Em declarações a comunicação social, logo após a derrota da sua agremiação frente ao Clube Central das Forças Armadas Angolanas, por 86-104, isto na última sexta-feira, em partida a contar para a terceira jornada da terceira volta da 40ª edição do Campeonato Nacional de basquetebol em seniores masculinos (Unitel Basket), o técnico Raul Duarte enalteceu a entrega da sua rapaziada.
\"Infelizmente, houve situações em que não fomos tão forte. Creio que o 1º de Agosto foi mais forte, fundamentalmente, nos ressaltos ofensivos, para além de terem sido certeiros nos lançamentos de campo. Penso que foi um bom jogo particularmente da nossa equipa, apesar de termos perdido, gostei de ver a equipa a jogar\".
Questionado sobre a real situação dos jogadores norte-americanos, o ex-seleccionador dos sub-19 em masculinos, limitou-se a dizer que os mesmos encontram-se fora do país, cabendo a direcção do clube fornecer mais dados sobre os atletas em causa.
\"Eles não estão em Angola é só isso que lhe posso dizer. Não estão cá e cabe a direcção do Sport Libolo e Benfica decidir quando é que voltam. Portanto, não é um problema meu\", desabafou o técnico das águias.
Ao finalizar, Raul Duarte, que já foi campeão nacional  com as cores do Recreativo do Libolo do Cuanza Sul, preferiu valorizar os presentes, minimizando completamente os ausentes.
\"Nós temos que contar com aqueles que cá estão todos os dias. Eu penso que a resposta dada hoje (sexta-feira), apesar de termos perdido, acaba por ser positiva. Portanto, vamos continuar a trabalhar por formas a melhorarmos a nossa performance nos próximos dias\", alvitrou Raul Duarte.
A formação do Sport Libolo e Benfica continua na segunda posição da 40ª edição do Unitel Basket, agora, com 42 pontos, contra 47 do Clube Central das Forças Armadas Angolanas (1º de Agosto), no primeiro lugar.
O Atlético Petróleos de Luanda ocupa o terceiro posto, igualmente com 42 pontos.

Unitel Basket
Militares alargam vantagem na prova

A 40ª edição do Campeonato Nacional de basquetebol em seniores masculinos, vulgo Unitel Basket, fez disputar no último fim de semana mais uma dupla jornada, com os destaques a recaírem  para os triunfos do 1º de Agosto, na sexta-feira,  sobre o Sport Libolo e Benfica por 104 -86 e do Atlético Petróleos sobre o Grupo Desportivo Interclube, por 84-81.
A vitória do Clube Central das Forças Armadas Angolanas sobre as águias marcou sem sombras de dúvidas a dupla jornada, que viu a equipa militar a alargar a sua vantagem  de quatro para cinco pontos para o segundo classificado da aludida prova, no caso, o Sport Libolo e Benfica.
Os camandados de Paulo Macedo continuam de pedra e cal na tabela classificativa, agora com 47 pontos, contra 42 do Sport Libolo e Benfica e do Atlético Petróleos de Luanda, na segunda e terceiras posições, respectivamente.
Os militares consumaram a tão almejada desforra, dado que a única derrota que levavam no Unitel Basket foi diante das águias, com quem haviam perdido por 97-94.
Na outra partida que centralizou a ronda três, os petrolíferos da capital receberam no Pavilhão Arena do Kilamba, os polícias e, arrancaram uma vitória difícil, por 84-81.
Gerson  Gonçalves  foi o cestinha da partida, ao anotar 25 pontos, tendo conseguido ainda dez ressaltos. A Universidade Lusíada derrotou o Helmarc por 84- 71. Sábado, o Petro de Luanda recebeu e venceu Academia Helmarc por 126- 64.
 O 1º de Agosto  visitou e venceu a Universidade Lusíada 107- 85,  partida disputada no Pavilhão Arena do kilamba, um jogo em que os rapazes de Manuel Silva (Gi)  deram réplica aos pupilos de Paulo Macedo, que vinham moralizados com a vitoria diante do Sport  Libolo e Benfica.
Godalfim Freitas jogador da Universidade Lusíada  foi o responsável pelo jogo ofensivo da sua equipa. Ao intervalo maior,  o 1ª de Agosto vencia por escassos 4 pontos de diferença (    ).
Paulo Macedo, técnico principal do 1º de Agosto, disse que a sua equipa ressentiu-se do cansaço do jogo que a sua equipa realizou diante do Libolo. Já o ASA venceu a Marinha de Guerra por 79- 75 no jogo em que o equilíbrio foi a nota dominante da partida.
O Sport Libolo e Benfica recebeu e venceu no Pavilhão do Dream Space, em Viana, a similar do Helmarc Academia, por expressivos 102- 57.  Juscelino da silva

BAIXA
Bastos rescinde
com Sport Libolo

O internacional angolano, Pedro Bastos,  extremo base de 25 anos de idade, um metro e oitenta e sete centímetros de altura, que representou o Atlético Petróleos de Luanda nas últimas cinco temporadas e se  transferiu para o Recreativo do Libolo do Cuanza Sul no final da época passada, rescindiu o seu contrato laboral com a formação do Sport Libolo e Benfica, de acordo com Egas Viegas, agente que gere a carreira desportiva do referido atleta.
Questões de ordem financeira estiveram na base da rescisão do contrato, segundo o agente do jogador. Pedro Bastos foi um dos esteios da equipa orientada por Raul Duarte, cujo contrato deveria termina a 27 de Junho próximo.
 \"Rescindimos amigavelmente com o Sport Libolo e Benfica. Já não é segredo para ninguém, porque todos nós sabemos os problemas financeiros que vive o Libolo. O Pedro Bastos neste momento é um jogador  livre, e poderá representar um outro emblema na  próxima época, neste  momento estamos aberto para receber propostas de outros clubes, aquela que mais agradar, certamente, que vai merecer maior atenção de nossa parte \", disse.
Pedro Bastos começou a praticar basquetebol no Vila Clotilde tendo rumado para o Atlético Petróleos de Luanda onde fez a sua formação.
 O atleta  deixou a equipa do Eixo-viário no final da época passada, em virtude de não ter chegado a acordo com a direcção do clube, liderada por Tomás Faria.
Ao serviço dos petrolíferos da capital, Pedro Bastos, conquistou uma Liga dos Clubes Cmpeões Africanos, dois Campeonatos Nacionais, três Taças de Angola, duas Supertaças.
Entretanto, Pedro Bastos tornou-se no segundo jogador a rescindir o contrato esta época com a direcção do Sport Libolo e Benfica, depois de Reggie Moore, que representa actualmente o Galitos de Portugal.          
Juscelino da silva

NBA
Thunder
verga Spurs


A disputa directa por um lugar nos play-offs da NBA na Conferência Oeste segue embolando a tabela e na noite de sábado (10) duas equipas que lutam para garantir um lugar entre os oito primeiros se enfrentaram em partida dura. O San Antonio Spurs visitou o Oklahoma City Thunder e, apesar de dar trabalho, não conseguiu segurar os donos da casa, perdendo por 104-94.
Mesmo na frente do placar durante todo o jogo, o Thunder não teve vida fácil diante dos Spurs. Em noite pouco inspirada de Paul George e Carmelo Anthony, foi Russell Westbrook que teve que resolver. O camisa 0 foi brilhante e anotou um triplo-duplo, com 21 pontos, 12 ressaltos e 10 assistências. Junto com Westbrook, os suplentes que entraram ao longo da partida também fizeram bonito e ajudaram bastante a equipa com a melhor marca de pontos da temporada: foram 50 marcados por reservas.