Jornal dos Desportos

Director: Matias Adriano
Director Adjunto: Policarpo da Rosa
Modalidades

Recuperao defensiva atarefa grupo

07 de Janeiro, 2014

Seleccionador nacional trabalha para a melhoria da prestao da edio anterior em que ocuparam o modesto sexto lugar

Fotografia: Jornal dos Desportos

O «sete» nacional sénior masculino de andebol, que se encontra desde sábado na Sérvia a preparar o Campeonato Africano da modalidade, trabalhou domingo a componente defensiva e saídas rápidas para o ataque.

O grupo liderado pelo treinador Filipe Cruz, nas duas sessões de treino realizadas domingo, não poupou os atletas no sentido de estarem bem nas partidas amigáveis que efectuam ainda esta semana.

A equipa fica  completa hoje com a integração do jogador do 1º de Agosto, o pivô Augusto Dinzeia, que por motivos profissionais não viajou sexta-feira com o grosso da Selecção Nacional.

Durante o estágio de onze dias, o combinado angolano vai efectuar cinco jogos particulares com as formações do  Oroshaza e Pick Szeged (Hungria), Spart e Nexe Nasice (Croácia) e Vojvodina da Sérvia.

A meta principal no Campeonato Africano passa pela melhoria do sexto lugar, última classificação, e ficar pelo menos em terceiro, numa competição que vai decorrer de 16 a 25 do corrente mês.

MACHADO JÁ TRABALHA

A Selecção Nacional sénior feminina de andebol, que se encontra na Sérvia para a preparação do Campeonato Africano da modalidade, a decorrer de 16 a 25 do corrente mês na Argélia, já está completa com a integração da jogadora Juliana Machado.

A jogadora, que actua na liga espanhola, está a fazer um trabalho específico de recuperação com o preparador físico Artur Barros.

Durante a primeira fase de preparação, que decorreu em Luanda no campo do Catetão de 27 de Dezembro a 2 de Janeiro, a atleta não esteve presente por questões administrativas.

Juliana Machado vai ser uma das jogadoras que se estreia ao serviço do« sete» nacional em competições seniores.

Fazem parte do «sete» nacional as jogadoras: Teresa Almeida, Maria Pedro e Cristina Branco (guarda-redes), Azenaide Carlos, Isabel Fernandes, Albertina Cassoma, Joelma Viegas, Natália Bernardo, Matilde André, Lurdes Monteiro, Marcelina Kiala, Wuta Dombaxi, Magda Cazanga, Luísa Kiala, Carolina Morais, Isabel Guialo e Marta dos Santos.

Amanhã, a equipa treinada por Vivaldo Eduardo segue para a Hungria, onde vai efectuar jogos particulares com a Argélia, nos dias 8 e 9, parte de seguida,  dia 10, para a Áustria.

 NACIONAL
Clube Renascimento e Ferroviário 
aquecem segunda jornada da prova


A partida opõe a formação do Renascimento do Uige ao Ferroviário de Luanda é o destaque da segunda jornada do grupo B do 34º campeonato nacional juvenil masculino de andebol, que se disputa desde domingo em Luanda. A jornada completa-se amanhã quando o Interclube defrontar o Visa.

O jogo marcado para as 12h30 no recinto do Pavilhão Anexo opõe duas equipas vitoriosas na primeira jornada. Ferroviário jogou ontem e venceu o Visa por 28-16 enquanto o Renascimento foi protagonista da grande surpresa, na abertura ao bater o Interclube por 26-22.

A segunda ronda abre às 7h30, no mesmo recinto, com a Escolinha do Namibe a defrontar 4 de Abril de Saurimo, numa partida que pontua para o grupo A. Às 8h45 a Banca defronta o 1º de Agosto, campeão nacional em título.Ontem, no complemento da primeira jornada, a Banca e a Escolinha do Namibe empataram a 26 golos e o 1º de Agosto mediu forças com o 4 de Abril do Moxico. corporados no grupo B.

PETRO PROCURA
PRIMEIRA VITÓRIA


Depois do percalço na abertura em que as pupilas de Baiano dos Santos, técnico petrolífero, suaram para empatar diante das lobitangas da Casa do Pessoal do porto do Lobito, hoje, o Petro de Luanda entra para a quadra com objectivo de somar a primeira vitória no campeonato, diante do Sporting de Luanda. O jogo pontua para a segunda jornada do grupo B.

Ainda para o grupo B, noutro grande jogo do dia, as benguelenses da Casa do Pessoal do Porto do Lobito, de Manuel Alexandre, e do 1º de Maio medem forças entre si, com algum favoritismo a pender para as lobitangas.

Para o grupo A, o 4 de Abril de Saurimo mede forças com a Epal, enquanto o 1º de Agosto vai defrontar o Santos FC em jogos que marcam a disputa da segunda jornada. O 1º de Agosto B vai defrontar o Ferroviário ao passo que o ASA vai defrontar o Maculusso, no encerramento da terceira ronda do grupo D.

Nos jogos de ontem o ASA venceu o Ferroviário, 24-15, o Nacional de Benguela passou pelo Bravos do Maquis, 31-17, o 4 de Abril despachou o Santos FC, 30-24, o 1º de Agosto A bateu a Epal por 27-17.
Silva Cacuti