Jornal dos Desportos

Director: Matias Adriano
Director Adjunto: Policarpo da Rosa
Modalidades

Seleco comea a luta por medalhas

Silva Cacuti - 30 de Julho, 2014

Seleco comea a luta por medalhas

Fotografia: Jornal dos Desportos

Depois do dia de pausa  na segunda-feira, angolanas e portuguesas fazem um jogo que pode ser decisivo para as respectivas ambições.

Ao lado do Brasil, Angola e Portugal são as únicas equipas que têm oportunidades reais de obter medalhas. Pese o facto de jogar em casa, as comandadas de Teresa Camunheira "Munha" não podem arrogar-se  favoritismo nesse jogo. Os números estatísticos de Portugal, equipa orientada por Ana Seabra, antiga jogadora do 1º de Agosto, reflectem a superioridade no cômputo das partidas realizadas.

Por outro lado, a motivação das "tugas" é diferente. Jogam para o título, uma conquista antecipada, caso obtenha a vitória no jogo de hoje. As tugas venceram as brasileiras por 22-20, no jogo da segunda jornada. Na última ronda, defrontam as cabo-verdianas que estão  muitos furos abaixo.

A Selecção Nacional, que teve cerca de 15 dias para se preparar para o torneio, jogou fácil nas primeiras três jornadas. Venceu Moçambique, na estreia, por 28-15, São Tomé e Príncipe, por 40-12, e Cabo Verde, por 37-9.
Angola joga na última jornada com o Brasil.


RECORDE
José Chamolehe
conquista ouro


O atleta paralímpico José Chamolehe, da classe T11, vai entrar para a história dos IX Jogos da CPLP, por ter conseguido quatro medalhas de ouro. O velocista venceu as provas de 100, 200, 400 metros e a prova de salto em comprimento.

Chamolehe, corredor do Huambo, pode vir a residir em Luanda para merecer um tratamento especial da parte do Comité Paralímpico Angolano, em função das suas potencialidades, soube o JD.

Aliás, o desporto adaptado logrou 13 das 16 medalhas que fazem o pecúlio angolano à entrada do sexto dia de competições. Outras medalhas foram conseguidas pelo judo (duas) e o voleibol de praia masculino.

Acácio Cassule conquistou a prata no judo masculino e Juliana Manuel ficou com bronze.
A organização da prova procedeu ontem à entrega das primeira medalhas aos vencedores, nas provas do voleibol de praia. Foram ainda medalhados, na vila olímpica, os vencedores das provas de natação, judo e atletismo.
Hoje, são galardoados os vencedores das provas de ténis e ténis de mesa.
SILVA CACUTI