Jornal dos Desportos

Director: Matias Adriano
Director Adjunto: Policarpo da Rosa
Modalidades

Seleco jnior masculina conhece adversrios do mundial

Silva Cacuti - 17 de Abril, 2013

Juniores masculinos angolanos apurados depois de ficarem em quarto lugar na zona africana

Fotografia: Jornal dos Desportos

A selecção nacional júnior masculina de andebol conhece amanhã os seus adversários na primeira fase do campeonato do mundo que este ano se disputa na Bósnia Herzegovina, de 14 a 28 de Julho. A Federação Internacional de Andebol (IHF) anunciou a realização da cerimónia do sorteio amanhã, no Coloseum Club, em Sarajevo.

Além de conhecer os adversários da primeira fase, a selecção nacional fica a saber também em que cidade vai jogar. A prova vai ser disputada por 24 selecções nacionais que serão distribuídas por quatro grupos, em igual número de cidades bósnias, nomeadamente, Banja Luka, Ljubuski, Sarajevo e Zenica.

Estão apuradas as equipas da Alemanha, detentora do título mundial, Argentina, Angola, Argélia, Bósnia, Brasil, República do Congo, Chile, Croácia, Dinamarca, Egipto, França, Hungria, Koweit, Holanda, Qatar, Rússia, Sérvia, Eslovénia, Espanha, Suécia, Suíça e Tunísia.

Angola esteve pela última vez no Campeonato do mundo de 2007, na Macedónia. O melhor que conseguiu foi o 19º lugar em 20 participantes. Deixou atrás de si apenas a formação do Chile.

África vai estar representada por cinco países, entre os quais, a Tunísia, campeã africana e medalha de bronze no mundial, e o Egipto, quarto classificado da última edição.

O Congo, que surpreendeu o Egipto, e disputou a final africana de Abidjan, em 2012, Angola e Argélia, completam o quadro de equipas africanas.
Em 2011, o campeonato do mundo disputou-se na Grécia e foi vencido pela Alemanha que jogou a final diante da Dinamarca.

A selecção nacional de Angola, comandada tecnicamente por Filipe Cruz, conseguiu a qualificação para o mundial, depois de se quedar na quarta posição do XVIII campeonato africano, disputado de 27 de Agosto a 3 de Setembro de 2012, em Abidjan, Costa do Marfim.

Angola, recorde-se, apurou igualmente a selecção masculina de cadetes para o campeonato do mundo da Hungria, agendado para 7 a 18 de Agosto.