Jornal dos Desportos

Director: Matias Adriano
Director Adjunto: Policarpo da Rosa
Modalidades

Seleco masculina nos quartos-de-final

25 de Janeiro, 2016

Seleco Nacional defronta hoje a RDC

Fotografia: Jornal dos Desportos

A Selecção Nacional sénior masculina de andebol, defronta hoje a República Democrática do Congo, para a quarta jornada do grupo B do Campeonato Africano que decorre no Egipto, todavia, tem garantido lugar para os quartos -de -final na competição.No sábado, o "sete" nacional obteve a terceira vitória consecutiva, ao derrotar o Congo por 28-26, na principal partida do grupo B.

Os angolanos na primeira parte tiveram um bom domínio e saíram com larga vantagem de 15-9, mas encontraram muitas dificuldades, na segunda parte.Esta foi a terceira vitória consecutiva, depois dos triunfos de 42-16, frente ao Quénia, e 29-15 com a Líbia.Ontem, a competição observou, a primeira pausa. A selecção nacional encerra esta fase com o jogo com a Tunísia, principal favorita no grupo e uma das formações candidatas ao título deste campeonato africano.

Ainda para a terceira jornada, a Tunisia cilindrou o Quénia por 53-15 enquanto a Líbia venceu por 20-19 a RDC.Ao serviço do combinado angolano, estão os seguintes jogadores:Augusto Dinzeia, Belchior Camuanga, Edvaldo Ferreira, Elsemar Santos, Gabriel Teca, Geovany Muachissengue, Agnelo Quitongo, Adilson Maneco, Osvaldo Mulenessa, Romeu Hebo, Sérgio Lopes, Cláudio Lopes , Adelino Pestana, Julião Gaspar, Enio de Sousa, Manuel Nascimento Elias António .

UÍGE
Governo garante
apoio ao desporto

O vice - governador do Uíge para o sector económico, Carlos Mendes Samba, garantiu no sábado na cidade do Negage a 37 quilómetros a nordeste da cidade do Uíge, o apoio ao desporto, da parte do governo da província, com vista ao alcance das metas preconizadas.

O responsável falava à Angop no fim da actividade de ginástica aeróbica e acrobática que marcou o Dia Nacional do Desporto, a nível da província do Uíge, assegurou que o governo local tem apoiado e  vai continuar a dar o apoio no desporto, para que a actividade volte a dar alegrias aos habitantes da província.

 “O governo tem apoiado o desporto a nível da nossa província, e vai continuar a apoiar  no Uíge, o desporto é uma das áreas que tem conhecido desenvolvimento. Só o facto de sermos campeões nacionais em juvenis, na modalidade de andebol, demonstra que é uma actividade que se tem levado à cabo com muita atenção", enfatizou.

Como disse, o desporto é um factor de integração social, é uma actividade que tem contribuído para o desenvolvimento humano e sempre constituiu uma preocupação do governo.Apesar do Uíge ter baixado de divisão (União do Uíge) no Girabola (campeonato de futebol), mas noutras modalidades a província marca a sua presença e  conquista lugares cimeiros, como no andebol, judo, boxe e outras modalidades.