Jornal dos Desportos

Director: Matias Adriano
Director Adjunto: Policarpo da Rosa
Modalidades

Seleco Nacional alcana primeira vitria no Mundial

Silva Cacuti - 09 de Dezembro, 2015

Angola alcana primeira vitria

Fotografia: Jornal dos Desportos

A Selecção Nacional de andebol sénior feminina conseguiu, ontem, na Dinamarca, a sua primeira vitória no Campeonato do Mundo, ao derrotar a congénere de Cuba por 38-23, após duas derrotas consecutivas, diante da Suécia, na estreia, e da Holanda na segunda jornada.

O dia de descanso que o "sete" nacional teve na segunda-feira, acabou por ser bastante benéfico para o conjunto que ontem surgiu com uma postura diferente diante do seleccionado cubano, dado que o triunfo permite sonhar ainda com os oitavos-de-final da competição. Hoje Angola defronta a Polónia, com o pensamento em mais uma vitória.

ANDEBOL
Pérolas podem estagiar no Brasil


A selecção nacional sénior feminina de andebol, conhecida por Pérolas, pode estagiar no Estado brasileiro de São Paulo com objectivo de fazer a ambientação para os Jogos Olímpicos do Rio de Janeiro 2016, anunciou Gustavo da Conceição, presidente do Comité Olímpico Angolano (COA). O responsável falava à saída de uma audiência concedida pelo ministro da Juventude e Desportos, Gonçalves Muandumba, ao director executivo do Comité Olímpico do  Brasil (COB), Marcus Freire.A abertura do Brasil a estágios para delegações angolanas apuradas ou que venham a  apurar-se para os Jogos Olímpicos do Rio 2016, foi um dos assuntos que dominou o encontro entre o governante e o desportista brasileiro.

"A natação, outra modalidade apurada, e as que eventualmente venham a apurar-se devem apresentar ao COA as propostas de lugares para o estágio, mas o andebol já tem quase definido o  estágio, inclusive, com a possibilidade de efectuar jogos -treinos com a selecção do Brasil", detalhou. Gustavo da Conceição acrescentou que o COA e o COB têm uma durável, parceria que se alarga para à formação de técnicos e de dirigentes e inclui também o fornecimento de equipamentos desportivos.

Marcus Freire destacou o crescimento desportivo de Angola e anunciou o interesse do Brasil em cooperar com Angola neste processo."Já que os angolanos cresceram muito a nível do desporto, o meu país decidiu também participar desse crescimento, começa com o apoio às caravanas que vão participar nos Jogos Olímpicos que acontecem no Brasil”, referiu.Além do andebol feminino e a natação, Angola tem também o remo apurado para os Jogos Olímpicos do Rio 2016.