Jornal dos Desportos

Director: Matias Adriano
Director Adjunto: Policarpo da Rosa
Modalidades

Selecção Nacional defronta Portugal

Silva Cacuti - 25 de Novembro, 2014

Pupilas de João Florêncio testam amanhã as suas potencialidades na projecção ao torneio Pré-Olímpico selectivo aos Jogos Olímpicos do Rio de Janeiro em 2016

Fotografia: M.Machangongo

A Selecção Nacional sénior feminina de andebol defronta amanhã, às 20h30 a similar de Portugal em partida amistosa inserida no quadro preparativo para os  compromissos futuros das duas equipas.

Angola efectua em Portugal um estágio com vista  o torneio pré-olímpico que o país acolhe em Março de 2015, enquanto as portuguesas disputam  entre 4 e 6 de Dezembro, na Áustria, as qualificativas para o “play-off” de apuramento ao mundial da Dinamarca, 2015. Um segundo jogo está marcado para sexta-feira. João Florêncio senta-se no banco a orientar as angolanas com a sua anterior equipa, onde Sandra Martins, também é nova na função.

O  técnico já conta com as quatro atletas que evoluem no Guardéz de Espanha, nomeadamente Isabel Guialo, Liliana Venâncio, Juliana Machado e Teresa Leite. Também a Stephanie Lukau, guarda-redes que actua na Alemanha.
De resto, o grupo goza de boa saúde , tem trabalhado de forma muito motivada e aguarda com expectativa a realização do amistoso, segundo Ilídio Cândido, que chefia a delegação angolana em Gaia.

João Florêncio levou de Luanda Maria Pedro, Teresa Almeida, Albertina Kassoma e Ana Patrícia Barros (pivôs), Elizabeth Cailo, Isabel Fernandes, Ivete Simão, Liliana Paixão, Lurdes Monteiro, Natália Bernardo, Magda Cazanga e Wuta Dombaxi (meia- distâncias) Marta dos Santos, Matilde André, Ngalula Kanka, Rossana Quitongo, Iracelma da Silva e Lisandra Salvador (pontas).

O primeiro jogo com a equipa nacional portuguesa  vai disputar-se no pavilhão do Colégio de Gaia, equipa em que milita a conhecida Bebiana Sabino, pivot portuguesa que já representou o 1º de Agosto. Bebiana  é uma das três pivot do conjunto português, onde há também a realçar a convocação de quatro atletas que evoluem fora de Portugal.

Diana Roque e Cláudia Correia evoluem na Roménia. Soraia Lopes, em Espanha e Vera Lopes na Islândia.
O segundo amistoso vai ser jogado na sexta-feira e vai  marcar o encerramento do estágio. Ontem a Selecção Nacional que está em Gaia desde 19 do corrente, defrontou no seu primeiro jogo a equipa sénior masculina de reservas do FC Porto.