Jornal dos Desportos

Director: Matias Adriano
Director Adjunto: Policarpo da Rosa
Modalidades

Seleco vitoriosa no estgio

Silva Cacuti - 02 de Dezembro, 2013

Pupilas de Vivaldo Eduardo defrontam amanh a seleco francesa em mais um amistoso

Fotografia: Jornal dos Desportos

O Selecção Nacional sénior feminino de andebol venceu ontem a similar da Croácia por 29-26, no encerramento do Torneio das quatro nações, que se disputou de 29 de Novembro a 1 do corrente, na Sérvia, enquadrado na preparação para o Campeonato Mundo, que decorre naquele país de 6 a 22 de Dezembro. Ao intervalo o jogo estava empatado a 15 golos.Depois de uma primeira parte em que o equilíbrio foi nota dominante, coma as boas e más fases de jogo a oscilarem de um e outro lado, foi na segunda metade de jogo que veio ao de cima o maior poderio das angolanas, que contavam já com grupo completo, depois da chegada, na véspera de Natália Bernardo, Marta dos Santos, Albertina Cassoma e a guarda-redes Maria Pedro.

As croatas chegaram a passar a frente do marcador, na primeira parte, construíram para si um (11-13) aos 21 minutos de jogo, obrigaram as angolanas a correr mais e a superarem-se até conseguir a igualdade no marcador, 15-15, ao intervalo.No reatamento Angola foi responsável por desfazer a toada de equilíbrio nos momentos iniciais, já que o placard registava 18-18 aos 38 minutos de jogo.Angola começou o torneio sem quatro atletas influentes, com derrota, 21-34, diante da Sérvia, venceu a Macedónia por 31-24 e ontem voltou a vencer a Croácia, sétima classificada do mundial do Brasil, em 2011.  A Selecção Nacional volta a jogar amanhã, diante da França e na quarta-feira faz o último particular diante da Roménia.
No campeonato mundial a selecção vai estar inserida no grupo preliminar C, ao lado da Argentina, adversário de estreia, Paraguai, Polónia, Espanha e Noruega.

Próximo ano
Benguela está apostada
no aumento de praticantes


A criação de núcleos escolares nas instituições de ensino público e privado para permitir o aumento do número de praticantes constitui um dos objectivos gizados pela Associação Provincial de Andebol de Benguela, para o próximo ano.Rui Ferreira, presidente de direcção da referida associação referiu há dias no Lubango, que o órgão que dirige está conseguir através da prática da modalidade ttirar crianças que outrora encontravam-se desocupadas, e que umas vendiam nos mercados paralelos. «O próximo ano, vão trabalhar para aparecer mais núcleos escolares. Isso, é bom para nós porque estamos a aumentar o número de atletas e praticantes. Fruto disso, estamos a conseguir tirar crianças que outrora iam vender nos mercados paralelos, e hoje estão a praticar desporto, o que é satisfatório”, afirmou.Rui Ferreira adiantou ao Jornal dos Desportos, que a associação está apostada na abertura de núcleos, por isso, elaborou propostas dirigidas aos colégios, para que abrace o projecto de massificação da modalidade com a criação de núcleos de andebol.

Sustentou, que a dinâmica que a província de Benguela desenvolve quer estender a outras províncias que fazem parte das regiões centro e sul do país. «Acredito que com a experiência de Benguela, vamos puder estender para outras províncias da nossa zona, e captar novos talentos para a modalidade. As escolas são potentes em matéria humana. Por isso, vamos o próximo ano criar mais núcleos nestas instituições», prometeu.
 O dirigente revelou, que a modalidade em Benguela é assegurada em todos os escalões por 800 atletas. Afirmou, que a meta da associação é atingir os 1500 praticantes de andebol. Para ele, este é um trabalho que se está a fazer, pois como justificou, os apoios são difíceis de angariar para sustentar os projectos delineados.   Pontualizou, que actualmente a nível de Benguela decorre a bom ritmo, os campeonatos provinciais de andebol com a participação de nove equipas nos escalões de iniciados, oito em juvenis, igual número em juniores. Gaudêncio Hamelay- Lubango

Andebol
FC Porto surpreende Kolding


O FC Porto somou a segunda vitória no Grupo B da Liga dos Campeões, ao derrotar no Dragão Caixa os dinamarqueses do Kolding, até então segundos colocados no agrupamento, por 27-24. Os dragões chegaram ao intervalo na frente e confirmaram a vitória na segunda metade, com a inspiração de Pedro Spínola, autor de oito golos. Gilberto Duarte e João Ferraz seguiram-se na tabela, com cinco golos cada. Contas feitas, o FC Porto mantém o quinto posto, mas agora com quatro pontos, a dois do Wisla Plock, que ocupa ao lugar seguinte. Na próxima ronda, os dragões recebem o Kielche, no dia 5 de Fevereiro.

BENFICA ELIMINADO


O Benfica falhou o acesso à fase de grupos da Taça EHF, após sofrer nova derrota (25-31) frente ao Pick Szeged, na segunda mão da terceira ronda da competição. Depois do desaire pela margem mínima na Luz, os encarnados ainda acalentavam esperanças mas os húngaros confirmaram o favoritismo - já venciam por 14-10 ao intervalo. As águias ainda empataram a 16 na segunda parte mas a formação magiar voltou a fugir no marcador, desta feita de forma definitiva. Dário Andrade, com nove golos, foi o melhor elemento do conjunto português. Refira-se, que ao intervalo, foi prestada homenagem a Miklos Féher, antigo futebolista húngaro das águias que faleceu em Janeiro de 2004.