Jornal dos Desportos

Director: Matias Adriano
Director Adjunto: Policarpo da Rosa
Modalidades

Seleces jovens tm condies asseguradas

Silva Cacuti - 16 de Junho, 2017

Preparao conta com apoios dos parceiros da Federao

Fotografia: Jos Cola| Edies Novembro

As selecções nacionais de andebol de cadetes e de juniores têm asseguradas as condições para uma preparação condigna, com vista aos Campeonatos Africanos, agendados para 3 a 18 de Setembro na cidade de Abidjan, Costa do Marfim. A garantia foi dada à margem da apresentação das duas pré-selecções nacionais, por Horácio Feijó, vice-presidente da Federação Angolana de Andebol (Faand).

Junto dos seus patrocinadores, a Federação conseguiu aportes que garantem a preparação das equipas no país, e permitem à realização dos respectivos estágios, segundo o responsável.

"Temos as condições asseguradas para as duas equipas, graças ao empenho dos nossos parceiros Total, Unitel, BAI e Água Pura", disse.

As duas selecções são também apoiadas pela petrolífera Total, à luz do acordo de parceria com a Federação, rubricado no princípio do ano. Antes, a parceria entre as duas instituições visava só à selecção sénior feminina.

Com todas as condições logísticas garantidas, as duas selecções nacionais começam a trabalhar para os compromissos competitivos no dia 26 do corrente. A equipa de juniores vai ser submetida, antes do estágio, a cerca de 30 horas de treinos, repartidas entre jogos -treinos, musculação e sessões técnico -tácticas. As comandadas de Edgar Neto partem para o estágio a 23 de Agosto.

Em Leiria, Edgar Neto pretende realizar entre cinco a seis jogos de controlo. O técnico leva  16 atletas para o estágio. Na primeira fase vai trabalhar com Aminata Kanka, Aliane Paulo, Audília Carlos, Paulina da Silva (guarda-redes), Sandra Chivinda, Mafuta Pedro, Natália Camalândua, Celma Mário, Luzia kiala, Helena Paulo, Vera Ngonga, Edianeth dos Santos (meias -distâncias), Mariana António, Emingarda Ferreira, Giza Marques, Francisca João, Patrícia Neto (pontas), Estefânia Venâncio, Ilódia Joaquim e Ruth João (pivots).

As cadetes partem para o estágio, no mesmo local da equipa júnior, no dia 30 de Agosto. Antes, vão trabalhar cerca de 40 horas no país, nos mesmos moldes da equipa de juniores.

Luís Chaves, técnico das cadetes, chamou 23 jogadoras, nomeadamente: Paulina da Silva, Paula Frederico, Filigénia fernandes, Lígia Ferreira (guarda-redes); Ruth Dum, Marília Francisco, Olga António, Jucelma Lenga, Stélvia Pascoal, Edna Esteves, Beatriz Masseu, Chélcia Gabriel, Isabel Tchitongua (meias -distâncias); Luzia Kiala, Carolina Mafuca, Márcia Manuel, Jélsia Monteiro, Ivaldina Pereira, Kélvia Bundi (Pontas); Zuraida Sebastião, Rossana Mateus, Elizandra de Sousa e Thaynany Castro (pivot). Até ao embarque para o estágio, o técnico vai seleccionar apenas 16 atletas.